Alexandre Kulcinskaia e Marisa Marques

Associação europeia lança banco de imagens para combater o estigma da obesidade

Dois membros da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) e da Associação Portuguesa dos Bariátricos (APOBARI) foram escolhidos para uma campanha europeia, lançada pela European Coalition for People living with Obesity (ECPO), que tem como objetivo ajudar a combater o estigma e mudar a atitude das pessoas em relação ao excesso de peso e à obesidade, através da disponibilização de fotografias, de doentes, num banco de imagens.

Alexandre Kulcinskaia e Marisa Marques vivem com obesidade há muitos anos, mas decidiram pedir ajuda e atualmente estão a receber o tratamento e acompanhamento que necessitam. No entanto, a luta contra a obesidade é constante e as suas históricas refletem como este caminho, ao longo dos anos, não tem sido fácil e de que forma a qualidade de vida de ambos melhorou por terem decidido pedir ajuda.

Com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão sobre a obesidade e a uma mudança de comportamento por parte da opinião pública, a ECPO criou um novo banco de imagens europeu que contém fotografias tiradas por profissionais, a doentes reais, que podem ser utilizadas pelos órgãos de comunicação social para ilustrar peças dedicadas a esta temática. O objetivo da disponibilização destas fotografias é inverter a tendência para a utilização das habituais fotografias, que fazem frequentemente referência a ambientes ou comportamentos alimentares obesogénicos.

Quando o Alexandre Kulcinskaia, através da APCOI, e a Marisa Marques, através da APOBARI, souberam desta iniciativa não hesitaram em voluntariar-se para serem os modelos. Hoje, as suas fotografias aparecem no novo banco de imagens que acaba de ser lançado pela ECPO, a propósito da campanha European Living with Obesity and People First Day que conta com o apoio da Novo Nordisk.

As fotografias do Alexandre e da Marisa estão entre as 250 que foram inicialmente escolhidas, de entre as mais de 1.000 imagens recebidas de associações de 10 países europeus.

“Esta campanha é essencial para combater as fotografias que habitualmente ilustram as notícias relacionadas com o tema da obesidade e que perpetuam vários preconceitos associados ao excesso de peso ou obesidade. Queremos acabar com o estigma associado à obesidade, devendo esta ser tratada como uma doença multifatorial”, afirma Mário Silva – Presidente da APCOI.

A presente campanha lançada pela ECPO conta com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS). “A iniciativa da ECPO de lançar um banco de imagens com imagens não estigmatizantes de pessoas que vivem com obesidade para os órgãos de comunicação social é uma grande iniciativa que vai ao encontro das recomendações do Escritório Europeu da OMS para a Europa para que os seus Estados Membros criem novos padrões para a representação de pessoas com obesidade nos media”, afirma Kremlin Wickramasinghe, chefe interino do Escritório Europeu de DNT da OMS. “Este banco de imagens será muito útil para os Estados Membros e para todas as outras partes interessadas que tenham interesse em criar novos padrões e para os próprios meios de comunicação social terem acesso a utilizar imagens não estigmatizantes.”

Durante este dia em que a campanha é lançada, os membros das associações irão recorrer às redes sociais para aumentar a consciencialização relativamente aos danos causados ​​pelo peso da discriminação na sociedade e em ambientes de saúde.

Carlos Oliveira, Presidente da Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos (ADEXO) e membro da direção da ECPO em Portugal, acrescenta que “os meios de comunicação social têm contribuído para alimentar a crença de que as pessoas com obesidade têm um distúrbio nos seus estilos de vida conduzindo à ideia de que, ou são preguiçosas, desleixadas ou sem força de vontade, o que não é de todo correto. A obesidade é reconhecida mundialmente como uma doença pela OMS e, em Portugal, desde 2004, como uma doença crónica.”

Carlos Oliveira refere ainda que “as três Associações Portuguesas vão fazer tudo o que é possível para que a nossa comunicação social utilize estas imagens de cariz positivo, sendo que não apoiaremos notícias que utilizem imagens negativistas e discriminatórias.”

Alexandre e Marisa estão entre os 16 novos modelos do banco de imagens que contam as suas histórias na nova edição da Revista Eurobesity da ECPO. Alguns irão contá-las novamente (19:00 CEST), durante o evento ao vivo da ECPO Patient Lounge www.ecpopatientlounge.com.

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.