Participação está aberta a todos os profissionais da comunidade jurídica

Associação Direito Mental promove estudo pioneiro sobre saúde mental na comunidade jurídica

A Associação Direito Mental está a promover um estudo sobre o impacto da cultura organizacional na saúde mental e bem-estar dos profissionais do Direito, que visa compreender o estado atual da saúde mental da comunidade jurídica portuguesa.

Desenvolvido em a parceria com o ProChild CoLAB e o Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi), este estudo pioneiro no setor jurídico pretende identificar e sinalizar os potenciais riscos inerentes à profissão, de modo a recolher informação que permita o desenvolvimento de estratégias e iniciativas que promovam a saúde e a qualidade de vida destes profissionais.

Com esta iniciativa será possível fazer uma radiografia ao estado atual da saúde mental da comunidade jurídica, e avaliar, com base em dados fidedignos, a dimensão de situações como a depressão, o burnout, a ansiedade e o bem estar no trabalho.

A participação no estudo está aberta a todos os profissionais da comunidade jurídica e deverá ser feita através desta página. Os resultados serão apresentados no dia 10 de outubro, no Dia Mundial da Saúde Mental, no Teatro Municipal S. Luiz.

A Associação Direito Mental foi criada por advogados, em 2020, com o objetivo de sensibilizar a comunidade jurídica portuguesa para a importância da saúde mental, oferecer apoio aos profissionais do setor jurídico e recolher e divulgar conhecimentos relacionados com a saúde mental. Pretende ainda contribuir para a criação de uma cultura positiva e de apoio à saúde mental na comunidade jurídica, especialmente no ambiente de trabalho e nos estabelecimentos de ensino.

 

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock