Associação de Apoio a Doentes com Insuficiência Cardíaca promove rastreio na Check-Up Verão

Em Portugal, a insuficiência cardíaca afeta mais de 4% da população, ou seja, cerca de 380 mil pessoas, sendo uma síndrome com elevada morbilidade e mortalidade. A pressão arterial elevada, muitas vezes associada a outros fatores de risco, é a principal causa do desenvolvimento de Insuficiência Cardíaca, no nosso país.
“A Insuficiência Cardíaca é um problema de saúde incapacitante quando não é controlado nem devidamente diagnosticado. Existe ainda um grande desconhecimento da população e, acima de tudo, uma clara desvalorização desta patologia.
Por esse motivo faz todo o sentido marcarmos presença na Check-Up e promovermos a avaliação de alguns parâmetros e fatores de risco que estão na origem desta doença. Pretendemos trabalhar ao nível da prevenção e aconselhamento, bem como do esclarecimento da população sobre causas e manifestações clínicas da insuficiência cardíaca, para que o diagnóstico e tratamento sejam cada vez mais precoces levando a uma redução substancial do número de casos e para que os doentes possam, efetivamente, viver com melhor qualidade de vida”, explica o Comandante Vicente de Moura, presidente da Associação de Apoio a Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC).
A Associação convida a população a fazer uma avaliação da sua pressão arterial e a esclarecer dúvidas com os enfermeiros, nutricionistas e técnicos de reabilitação cardíaca sobre insuficiência cardíaca e os seus fatores de risco, no stand da AADIC. A entrada é gratuita, sendo que das 11H00 às 13H00 os rastreios destinam-se apenas aos moradores da freguesia de Santa Maria Maior e das 13H00 às 18H00 são para a restante população.
A Check-Up promove rastreios junto do grande público, valoriza e divulga iniciativas das diferentes Sociedades Médicas, Associações de Doentes e outras Instituições, promovendo campanhas de awareness, prevenção e educação, que visam contribuir para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos portugueses. Este ano, pela primeira vez, é lançada uma edição de Verão, que conta como parceiro institucional a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.