«Vamos Salvar Portugal»

ARS Norte e a Câmara de Gondomar apresentam projeto-piloto no combate à Covid-19

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) e a Câmara Municipal de Gondomar vão apresentar amanhã o projeto-piloto «Vamos Salvar Portugal», que tem como objetivo quebrar as cadeias de transmissão da Covid-19

De acordo com comunicado da autarquia, citado pela página oficial do Serviço Nacional de Saúde, “este projeto tem como principais objetivos, por um lado, o reforço de recursos humanos destinados à realização dos inquéritos e, por outro, a otimização dos contactos com os casos positivos, por forma a torná-los mais céleres e, assim, interromper mais rapidamente as cadeias de transmissão na comunidade gondomarense”.

Este projeto-piloto contempla a criação de uma equipa para a realização de inquéritos relativos à Covid-19, composta por técnicos superiores da câmara municipal que tiveram uma formação prévia com a ARS Norte.

“Este projeto pretende ser uma resposta às queixas da população gondomarense relativas à demora no contacto com os munícipes, numa primeira fase, que testaram positivo à covid-19 e, numa segunda fase, que possam ter estado na rede de contactos de um caso positivo – pessoas essas que o infetado terá contaminado involuntariamente”, refere o comunicado. Segundo os dados disponibilizados pela autarquia, no início da iniciativa “eram 1.800 os indivíduos que, em Gondomar, ainda não tinham sido contactados” pela ARS Norte, com os contactos a demorarem “entre cinco a seis dias a ocorrer”.

 “Atualmente, com o reforço desta equipa, os contactos estão em dia, nas duas fases essenciais para interromper as cadeias de transmissão: quer na fase inicial em que é contactado o infetado, quer na segunda fase em que são contactados os indivíduos que possam ter sido contaminados por esse infetado”, explica em comunicado. 

Apesar do projeto ter arrancado já há cerca de uma semana, só agora será apresentado publicamente.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay