MatosinhosHabit

Apoio de Proximidade chega semanalmente a cerca de 500 pessoas do concelho de Matosinhos

Devido à pandemia do Coronavírus, a MatosinhosHabit, reorganizou os seus serviços para que a o atendimento não cessasse. Este passa a ser via telefónica, e-mail ou por videoconferência. É ainda dada resposta às situações de emergência que requerem a intervenção do Piquete da empresa.

Numa altura em que ficar em casa é a melhor forma de proteção contra o COVID-19, muitos são os munícipes que se mantêm nas suas residências. Isso não é impeditivo de continuarem a ser acompanhados pelos serviços da MatosinhosHabit, que na última semana reorganizou os seus serviços para que fosse possível continuar a dar resposta às solicitações, acrescentando serviços de apoio como é o caso do acompanhamento a idosos em situação de isolamento social.

Diariamente a MatosinhosHabit está a dar resposta a cerca de 70 chamadas telefónicas, entre esclarecimentos e atendimentos no âmbito dos processos que continuam a decorrer, como Pedidos de Habitação, pedidos de Apoio ao Arrendamento e processos do Gabinete de Reabilitação Urbana. Entre estes, surgem ainda as ocorrências no Parque Habitacional, que são respondidas conforme o grau de urgência.

Para além disso, a MatosinhosHabit está a contactar três vezes por semana, cerca de 130 idosos, residentes no Parque Habitacional Social ou beneficiários do Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento, que vivem numa situação de isolamento social e que não dispõem de retaguarda familiar. A cada contacto é averiguada a situação de saúde e as principais necessidades, como Bens Alimentares e/ou medicamentos em falta. É também estabelecida uma conversa informal para que seja reduzido o isolamento social.

Numa primeira fase foram contactados cerca de 900 idosos, com mais de 65 anos, que estavam sinalizados como elementos isolados. Destes cerca de 130 não tinham qualquer retaguarda familiar. São agora acompanhados pela MatosinhosHabit e em caso de necessidade de intervenção são encaminhados para a Linha de Apoio ao Isolamento Social da Câmara Municipal de Matosinhos (800 210 095 – chamada gratuita).

Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, explica que "estas medidas pretendem, acima de tudo, combater não só o isolamento a que estão confinados os idosos em Matosinhos, mas também acompanhá-los para que nada lhes falte no seu quotidiano. No caso de algum necessitar de ajuda, tanto por questões de privação de locomoção ou por se encontrarem em situação vulnerável, a MatosinhosHabit sinaliza a situação à Linha de Apoio ao Isolamento e esta dará a resposta adequada. Mantemo-nos também disponíveis em outras áreas de apoio, respondendo a situações de emergência, nomeadamente através do nosso piquete. Com estas medidas queremos que todos os nossos munícipes se sintam amparados e protegidos tendo em conta a situação que vivemos atualmente".

 

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay