Transmissão via streaming

APOGEN promove e-conference “Valor em Saúde – o Compromisso dos Medicamentos Genéricos e Biossimilares”

A APOGEN – Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares – vai promover, no próximo dia 7 de outubro de 2020, a e-conference “Valor em Saúde – o Compromisso dos Medicamentos Genéricos e Biossimilares”. A sessão será transmitida via streaming, entre as 09h15 e as 12h30. A inscrição é gratuita.

Nesta sessão vão abordados temas como Valor em Saúde, Custo e Financiamento na Doença Oncológica, bem como o contributo dos medicamentos genéricos e biossimilares para gerar valor em saúde ao garantirem os resultados em saúde que têm importância para os doentes, mas de forma mais acessível.

A iniciativa vai reunir profissionais de saúde, académicos, administradores hospitalares, economistas da saúde e associações de doentes, com o objetivo de, em conjunto, compilar Recomendações para a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021.

Devido à pandemia provocada pela COVID-19, muitos doentes com outras patologias têm enfrentando dificuldades de acesso, em tempo útil, a consultas, exames e cirurgias; mais de 15 000 cancros terão ficado por diagnosticar[i]; mais de 4 490 mortes ficaram por explicar[ii]. Por consequência, o sistema de saúde vai ser confrontado com casos mais graves – em todas as patologias - que vão necessitar de um maior investimento em profissionais de saúde, serviços e recursos em tecnologias de saúde.

Este será um dos temas de destaque da e-conference promovida pela APOGEN, em que se abordará o contributo direto dos medicamentos genéricos e biossimilares no tratamento da doença, e também o seu contributo indireto através de ganhos de eficiência. As poupanças geradas podem ser reinvestidas noutros recursos de saúde que assegurem o acesso equitativo a medidas preventivas, cuidados de saúde e tecnologias de saúde para todos os cidadãos.

[i] Fonte: Estimativa da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
[ii] Fonte: INE – “A mortalidade em Portugal no contexto da pandemia COVID-19 - Semanas 1 a 35”

 

Fonte: 
Guess What
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock