Atividade física, sono, alimentação, ciclo menstrual ou meditação

Aplicações de saúde ganham terreno no dia-a-dia dos consumidores

Segundo um questionário do Grupo Euroconsumers, organização europeia que agrega várias organizações de defesa do consumidor, incluindo a Deco Proteste, e que reuniu mais de quatro mil respostas, um terço dos inquiridos afirma que tem um estilo de vida mais saudável devido à utilização de aplicações e dispositivos eletrónicos, que ajudam na monitorização da saúde e da condição física.

Nos últimos dois anos, o confinamento fez com que as aplicações dedicadas a um estilo de vida mais saudável ganhassem destaque nas listas de downloads dos consumidores. Aproximadamente metade dos portugueses, durante esse período de tempo, tentaram melhorar os seus hábitos alimentares (58%), a sua condição física (48%) e os seus hábitos de sono (31%).

A saúde no seu todo mantém-se igualmente como uma preocupação: 37% admitem que fazem, no mínimo, 30 minutos de exercício físico três dias ou mais por semana, contra 19% que afirma nunca o fazer.

Segundo os dados do inquérito, as aplicações de saúde e fitness integradas no smartphone (64%) e as aplicações dedicadas à prática de exercício físico são as preferidas dos portugueses (59%).

A Deco Proteste identificou a Garmin Connect, a Nike Run/Training, a Adidas Run/Training e a Strava como as favoritas dos inquiridos para a realização de atividade física e a Samsuns Fit Health, FitBit, Zepp, Google Fit/Heath e Apple Fit/Health, como as preferidas dos inquiridos quanto à monotorização da saúde em geral.

Além das aplicações de exercício físico, as aplicações de saúde e de nutrição também têm registado uma procura elevada. Com efeito, 43% dos inquiridos que usam estes três tipos de aplicações afirmaram que estas os ajudam bastante a alterar alguns hábitos pouco saudáveis na sua rotina diária, como forma de atingir um estilo de vida mais equilibrado.

As pulseiras de fitness e os relógios inteligentes também começaram a ser mais utilizados mas, ainda assim, apenas 29% dos inquiridos afirmou usar aparelhos para monitorizar a saúde ou a condição física. Motivos como o preço (30%), ou o facto de não precisarem de equipamento eletrónicos para terem hábitos saudáveis (47%), foram apresentados como fatores para não os usarem.

Como a oferta deste tipo de aplicações é, regra geral, gratuita, a Deco Proteste considera que se deverá experimentar várias aplicações até que se encontre a que melhor responde às necessidades de cada individuo. Mas, no final, antes de remover a aplicação, deverá apagar a sua conta e respetivos dados pessoais.

Muitas são as aplicações que permitem monitorizar vários aspetos relacionados com o bem-estar de cada um. Independentemente do que se usa (smartphone, relógio ou pulseira) o importante é procurar seguir um estilo de vida saudável.

Fonte: 
BCW Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Ponchai nakumpa por Pixabay