Associação Portuguesa de Fertilidade quer desenhar um novo futuro a quem não pode ter filhos

APFertilidade apela à consignação do IRS

Uma em cada seis pessoas no mundo tem problemas de fertilidade e não pode realizar o seu sonho de ser pai ou mãe. Em Portugal, o problema afeta milhares de casais, que procuram a Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade) para lutar pelos seus direitos. Este ano, a associação volta a consciencializar para os problemas da infertilidade através da campanha de consignação de IRS.

A APFertilidade surgiu em 2006 e foi criada por pessoas com problemas de fertilidade. Nasceu como um projeto destinado a apoiar, informar e defender todas as pessoas que se deparam com este problema. Ao longo dos últimos 18 anos, mulheres e casais recorrem ao apoio desta associação como porto de abrigo para a difícil jornada da infertilidade. Tempos de espera, fragilidade psicológica e direitos laborais são as maiores preocupações dos cidadãos. 

Como associação sem fins lucrativos, a APFertilidade recebe o seu financiamento através das quotas pagas pelos associados, de donativos pontuais feitos por entidades e de campanhas de angariação de fundos, como é o caso da consignação do IRS. “O valor reunido com a consignação do IRS é uma das formas essenciais de apoio financeiro ao funcionamento da associação, para podermos desenvolver iniciativas e projetos que coloquem o tema da fertilidade em destaque”, explica a presidente da associação, Cláudia Vieira. 

Este ano, a campanha da APFertilidade desafia a comunidade a desenhar um futuro para os casais com dificuldade em ter filhos. “O valor angariado é fundamental para continuarmos a lutar pelos direitos destas pessoas. Por isso mesmo, este ano, através de imagens que apelam à imaginação, queremos que as pessoas tentem idealizar como pode ser a vida dos que querem ser pais quando conseguem, finalmente, cumprir o seu sonho de ter uma família”. 

Atualmente, a associação conta com cerca de 16.000 associados. “Mais do que um número redondo, revela que o trabalho feito pela associação é essencial, faz a diferença, e que continua no caminho certo para ajudar quem, ao longo de quase 18 anos, tem procurado o nosso apoio”, diz a presidente. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que a infertilidade atinja cerca de 10% a 15% da população em idade reprodutiva e Portugal não é exceção. Para ajudar estes casais, basta consignar o IRS, de forma gratuita, à APFertilidade, através do NIF 507 724 216. 

Fonte: 
Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade)