Balanço oficial

Apesar das dificuldades, o SNS está preparado para continuar a dar resposta

De acordo com o Secretário de Estado e Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, apesar das dificuldades e da sobrecarga “que este momento representa”, o Serviço Nacional de Saúde (SNS “está preparado para continuar a dar resposta”.

Segundo o governante, já se realizaram mais de três milhões de testes à Covid-19 no país, e atualmente existem “798 camas em unidades de cuidados intensivos, das quais 250 dedicadas à Covid-19, com uma ocupação de 66%, isto é, 165 doentes”, enumerou. Quanto à reserva nacional de equipamentos de proteção individual esta é de, segundo António Lacerda Sales, “29 milhões de artigos”.

Perante o agravamento da pandemia em Portugal e na Europa, a “saúde pública está a ser reforçada com recurso à articulação com as escolas, nomeadamente alunos dos cursos de medicina e de enfermagem” segundo o governante, que vincou que estes jovens irão apoiar as respetivas unidades na realização de “inquéritos epidemiológicos e em bolsas de rastreadores”.

“Continua a ser preciso responsabilidade na nossa ação individual na minimização do risco coletivo. O cansaço de todos é legítimo, mas não pode legitimar o nosso fracasso. Continuamos a depender de todos”, acrescentou o Secretário de Estado e Adjunto da Saúde durante a última conferência de atualização de dados da Covid-19.

No decurso da sessão, António Lacerda Sales, acompanhado da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, lembrou que está a decorrer segunda fase da campanha vacinação contra a gripe, para pessoas com mais de 65 anos e doentes crónicos.

Na primeira fase, foram administradas mais de 225 mil vacinas em lares para idosos “e outras respostas sociais”. Mais de 30% dos profissionais de saúde foram vacinados também, observou o governante, recordando ainda que este ano foram adquiridos dois milhões de vacinas, “mais 34% do que o ano passado”.

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock