Iniciativa

APED premeia crianças no concurso “Vou Desenhar a Minha Dor” 2019

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) acaba de eleger os vencedores da edição de 2019 do concurso infantil “Vou Desenhar a Minha Dor”. A iniciativa de âmbito nacional destina-se a todas as crianças entre os 6 e os 12 anos de idade que se encontrem hospitalizadas em unidades de saúde nacionais ou que estejam submetidas a tratamentos em hospitais de dia.

Na edição de 2019, no escalão etário inferior a 6 anos, a vencedora é Iara Rodrigues Madeira (4 anos) em segundo e terceiro lugares, respetivamente, Sandro Marteau Ferreira e Luana Alves dos Reis, ambos com 5 anos. No escalão que compreende as idades entre os 6 e os 9 anos, o desenho vencedor é o de Vicente de Novo Melo (7 anos), o 2.º lugar pertence a Gonçalo Silva Lourenço (8 anos), e o 3.º em ex aequo a Sara Isabel Batista Lemos (8 anos) e a Maria Inês Andrade Serrasqueiro (6 anos). Mariana Uime Justino Tito (12 anos) é a vencedora no escalão 9-12 anos, a 2.ª classificada deste escalão é Mafalda de Brito Custódio (10 anos), e o 3.º classificado Guilherme Manuel Domingos Fernandes (9 anos).

O concurso, numa parceria com a Bene farmacêutica, oferece prémios no valor de 250, 200 e 150 euros, respetivamente, aos 1º, 2º e 3º lugares de cada escalão. Este ano, os prémios serão entregues no âmbito do 18.º Convénio ASTOR, que decorre na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL), no dia 31 de janeiro a partir das 10h30.

Os desenhos submetidos traduzem a forma como as crianças percecionam a sua dor, e o concurso tem como propósito alertar a sociedade civil e os profissionais de saúde para a importância de valorizar as queixas de dor dos mais pequenos e de tratá-los de forma adequada.

 

 

Fonte: 
Atrevia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
APDP