Manual prático para pais com bebés internados em UCIN e UCEN

APED lança versão interativa em português do livro “Comforting Your Baby in Intensive Care”, de Linda S. Franck

No âmbito do Dia Nacional da Luta contra a Dor, que se assinala no próximo dia 16 de outubro, a Associação Portuguesa Para o Estudo da Dor (APED) lança a versão portuguesa da segunda edição do livro “Como Confortar um Bebé nos Cuidados Intensivos” (Comforting Your Baby in Intensive Care, na versão original, da autora Linda S. Franck), um manual prático que pretende apoiar os pais de bebés internados em Unidades de Cuidados Intensivos.

Criado com uma linguagem simples, clara e concisa, complementada por exemplos em vídeos para uma consulta fácil e rápida, este manual tem por objetivo permitir que no final da sua leitura se saiba mais sobre a forma como os bebés sentem dor e a dor os afeta; como perceber quando o bebé tem dor; como ajudar a criar um ambiente mais confortável para o bebé ou o que se pode fazer para confortar o bebé.

Um crescente número de evidências científicas demonstram que o controlo da dor nas crianças está intimamente relacionado com o papel determinante que os pais representam, especialmente no que respeita a implementação e eficácia das intervenções não farmacológicas.

Consciente que o conhecimento reduz o medo e a dor emocional do desconhecido que tanto afeta os pais num ambiente hospitalar, o grupo de trabalho Dor Pediátrica da APED, sob a coordenação de Clara Abadesso, médica pediatra, realizou a tradução desta 2ª edição para português, com o apoio da Bene Farmacêutica e da Sociedade Portuguesa de Neonatologia.

A promoção do conhecimento dos pais sobre a dor permite o seu envolvimento mais ativo na abordagem da dor e a criação de uma parceria fundamental com os profissionais de saúde nesta missão de proporcionar os melhores cuidados.

Segundo Ana Pedro, Presidente da APED, “colaborar na tradução e disponibilização deste livro integra-se em pleno na missão da APED de reduzir a dor em todos os seus contextos seja através da formação, sensibilização ou educação, e de atuar junto das populações mais vulneráveis, neste caso, as crianças em situação de internamento hospitalar”.

O manual interativo e as versões em PDF podem ser consultados online ou descarregados em https://www.aped-dor.org/livro_comoconfortarumbebeuci

 

Fonte: 
Atrevia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay