Iniciativa

APED lança questionário “Dor Crónica em tempos de pandemia”

Questionário está a ser divulgado pela APED junto das unidades de dor, associações de profissionais de saúde e de doentes, assim como do público em geral, através dos seus canais de comunicação.

"A pandemia afetou os seres humanos em diversos aspetos e tentar perceber o seu impacto nos doentes com Dor Crónica é fundamental para melhorar e priorizar o seu tratamento.", refere Nádia Andrade, Diretora da Unidade de Dor da Unidade Local Saúde Alto Minho, que, em parceria com Rita Moutinho, Anestesiologista  da Unidade de Tratamento de Dor do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e Secretária da Direção APED,  e  em colaboração com a APED, criaram o questionário “Dor Crónica em Tempos de Pandemia - O Impacto do Distanciamento Social e do Confinamento devido à pandemia SARS-COV-2/COVID-19”.

Segundo Rita Moutinho, “perceber a forma como os doentes com dor crónica foram afetados na sua saúde, e identificar parâmetros que possam ser corrigidos/melhorados na eventualidade de um confinamento futuro é essencial para ajustarmos a forma como prestamos cuidados de saúde continuados de forma mais eficaz e eficiente mesmo em situações de crise”.

A recolha de dados junto da população afetada pela Dor Crónica é fundamental para apoiar o conhecimento científico e, dessa forma servir de base a um planeamento sustentado em factos e evidências.

O questionário está a ser divulgado pela APED junto das unidades de dor, associações de profissionais de saúde e de doentes, assim como do público em geral, através dos seus canais de comunicação. 

O questionário é totalmente anónimo e, para participar, basta aceder ao link http://bit.ly/questionarioaped_dorecovid19_aped. O tempo estimado para o seu preenchimento é de 10 minutos.

 

Fonte: 
Atrevia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock