Com a divulgação de três filmes que assinalam o seu percurso

APED assinala 30 anos na história da dor em Portugal

A Associação Portuguesa Para o Estudo da Dor (APED), cuja missão é promover o estudo, o ensino e a divulgação do mecanismo da dor nas suas múltiplas vertentes, os meios e os métodos de prevenção e tratamento da dor em Portugal, assinala 30 anos de atividade no próximo dia 4 de junho de 2021.

No âmbito do seu 30º aniversário, a APED e irá lançar diversas iniciativas nas áreas da formação e sensibilização, incluindo três filmes que assinalam este percurso de 30 anos e que serão divulgados nas redes sociais da APED a partir do dia 4 de junho. Os filmes, em estilo documentário, traçam uma retrospetiva da ação da APED e do seu impacto junto da sociedade e no panorama nacional, diretamente relacionados com a investigação, estudo, ensino e tratamento da dor em Portugal.

Ana Pedro, Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), afirma que “o trajeto da APED ao longo destas três décadas integra-se na evolução histórica da Dor em Portugal e no mundo”. E acrescenta, ainda, “pretende-se que este olhar sobre o percurso da APED amplifique e recentre a importância que a investigação, estudo, ensino e tratamento da Dor têm no equilíbrio económico, social e humano da nossa sociedade”.

A APED foi fundada em 1991 e o seu desenvolvimento a muito se deve ao trabalho do seu percursor, o neurocirurgião Dr. Nestor Rodrigues, cuja visão permitiu reunir um conjunto de profissionais de saúde que, juntos, levaram à concretização de marcos tão importantes quanto a elaboração do Plano Nacional de Luta Contra a Dor, o 1º da Europa, o Dia Nacional de Luta Contra a Dor e a equiparação da dor ao 5º sinal vital, permitindo à dor assumir-se, pela primeira vez como “entidade própria”.

Os filmes podem ser vistos, a partir do dia 4 de junho, no FacebookInstagram, Linkedin e YouTube da APED.

 

Fonte: 
Atrevia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
APED