A convite da Associação de Atletismo de Lisboa

APDP participa no evento “Estafeta 100 Anos 100 Horas”

Nos dias 26 e 27 de maio, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) associa-se às comemorações do centenário da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) ao participar na competição “Estafeta 100 Anos 100 Horas”, que decorrerá no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em Oeiras. Será uma estafeta com 24 horas com diabetes.

O evento, que assinala o centenário da FPA com 100 horas de competição, realiza-se entre os dias 26 e 30 de maio, tendo início com a cerimónia de abertura às 16h00 no dia do arranque. A iniciativa termina com a cerimónia de encerramento às 20h00 do dia 30 de maio.

A convite da Associação de Atletismo de Lisboa, a APDP e a Diabetes Team Portugal marcarão presença no evento, através da participação do atleta Fernando Santos (atleta com diabetes tipo 1) e todos aqueles que pretenderem juntar-se a esta causa. O desafio consiste em garantir a presença da equipa de pessoas com diabetes na competição durante 24 horas, desde as 16h de dia 26 até às 16h de dia 27, seja a correr ou a caminhar, sejam 10 minutos ou 2 horas. A equipa inclui cuidadores e profissionais de saúde.

“É com entusiasmo que integramos o evento que assinala o centenário de uma instituição como a Associação de Atletismo de Lisboa. Estamos presentes nesta competição simbolicamente, como forma de chamar a atenção para a importância da atividade física, fundamental para a melhoraria da qualidade de vida das pessoas com diabetes.”, refere José Manuel Boavida, presidente da direção da APDP.

Como salienta João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP, “Cerca de 90% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser atribuídos a uma combinação de sedentarismo, excesso de peso e alimentação inadequada. A prática de exercício físico, desde que adequada e regular, tem um papel reconhecido na prevenção e, simultaneamente, no controlo da diabetes.”

A associação pede a quem se quiser juntar que vista uma camisola azul, uma camisola branca com círculo azul ou, caso tenha, uma camisola com o logotipo da APDP ou da Diabetes Team Portugal.

As inscrições podem ser efetuadas aqui: https://forms.gle/zke9jRn98dKU7iLS7

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay