Novo produto

APDP participa em consórcio europeu que vai trazer para o mercado novas “bolachas saudáveis”

Um novo tipo de bolachas saudáveis nutricionalmente equilibradas e em linha com as preocupações nutricionais vai chegar ao mercado em 2020, resultado de workshops que contaram com a participação da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

“Estas bolachas, que terão particular atenção ao açúcar e gordura, vêm demonstrar que os consumidores podem influenciar o processo de criação de novos produtos”, começa por explicar Rogério Ribeiro, professor e investigador da APDP.

Os workshops interativos que integram a iniciativa europeia de inovação alimentar EIT Food decorreram em Oeiras, em novembro, foram dinamizados pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIAV) e juntaram especialistas do setor alimentar, investigadores e 15 pessoas com mais de 65 anos, de ambos os sexos. Através de atividades de gamificação foi estimulada a discussão sobre conceitos em torno do desenvolvimento dos alimentos.

“Graças à partilha de experiências de vida, valores e conhecimentos, chegámos a conceitos de novos produtos alimentares, partilhados com vários especialistas, reunindo entidades desde a inovação de matérias-primas agrícolas à área da saúde, passando pela comercialização”, conclui o investigador.

Este projeto internacional de cocriação de novos produtos alimentares em parceria com os consumidores é coordenado pela Universidade de Varsóvia e visou responder às necessidades dos consumidores idosos. Presente em vários países europeus, em Portugal o consórcio é coordenado pelo INIAV, em parceria com a APDP, a Vieira de Castro, a Qualiriso e a SONAE MC, com vista ao desenvolvimento de bolachas de ‘bem-estar’ inovadoras.

 

 

 

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay