Com o objetivo de promover a saúde mental

APDP organiza campo de férias para combater o isolamento de jovens com diabetes durante o verão

A próxima edição do Campo de Férias da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) realiza-se entre os dias 31 de julho e 5 de agosto, no Mil Aventuras de Montargil, tendo como objetivo promover a saúde mental e combater o isolamento de jovens com diabetes durante as férias de verão. Todos os participantes têm diabetes tipo 1 e são já acompanhados pela associação no seu dia-a-dia, de forma a aprenderam a lidar melhor com a sua doença.

“A diabetes é uma doença que muitas vezes leva ao isolamento e até ao estigma face ao jovem que a tem. Isto prende-se com o desconhecimento que existe sobre a doença nas camadas mais jovens”, explica José Manuel Boavida, presidente da APDP.

Ao aliar a troca de experiências à diversão, a associação pretende mostrar a estas crianças que não estão sozinhas e que é possível ter uma vida normal através da correta gestão da diabetes. É um momento para conhecerem outros jovens com diabetes tipo 1, cultivando amizades baseadas na entreajuda e compreensão.

“O trabalho de sensibilização que continuamos a fazer junto da população tem servido para diminuir esta incompreensão face à diabetes, mas a verdade é que ainda há um longo caminho a percorrer. Esta semana serve de complemento a tudo o que tem sido alcançado, promovendo a saúde mental dos jovens que lidam com diabetes, que percebem que não são os únicos e aprendem a viver com a doença”, acrescenta o presidente da APDP.

Mas os benefícios não ficam por aqui. “Esta é também uma excelente oportunidade para a equipa de saúde da APDP, que aproveita a oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre a doença, observando o dia-a-dia de quem com ela vive”, explica João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP, acrescentando: “enquanto ensinamos os jovens a atuar em situações concretas, promovendo a sua autonomia, estamos também a aprender com eles”.

Os campos de férias da APDP são organizados desde 1997 e destinam-se a jovens com diabetes tipo 1 entre os 13 e os 17 anos. Este ano reúne 24 jovens, que, durante uma semana, irão praticar atividades lúdicas e desportivas, aprendendo a gerir a sua doença em paralelo.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
<a href='https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoa-sol'>Pessoa sol foto criado por jcomp - br.freepik.com</a>