Covid-19

APDP dirige carta ao Primeiro Ministro apelando a regime de proteção para trabalhadores com diabetes

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) enviou ontem uma carta ao Primeiro Ministro onde expressa a sua preocupação face ao impacto da infeção por COVID-19 nas pessoas com diabetes, principalmente naquelas com mais de 60 anos de idade, apelando a que seja criado um regime de proteção para trabalhadores com diabetes.

A seguir às doenças cardíacas, a diabetes acarreta um risco acrescido de complicações por infeção do novo coronavírus. De acordo com os dados, estima-se que as taxas de mortalidade por Covid-19 associadas à diabetes se situem nos 10%. Uma situação que muito preocupa José Manuel Boavida, presidente da APDP.

“Tendo consciência desta crua realidade e do significado destes números, preocupam-nos as pessoas com diabetes, com mais de 60 anos, profissionalmente ativas e que não apresentam doença incapacitante que justifique uma baixa médica. Pelo que sabemos, as pessoas com diabetes acima dos 60 anos não se encontram abrangidas pelo regime de proteção especial publicado no Decreto n.º 2-A/2020 de 20 de março e desconhecemos medidas de apoio específicas para este grupo de risco”, escreve apelando que este regime seja revisto e “e alargado às pessoas com doença crónica e mais de 60 anos”.

Recorde-se que esta associação, dentro da sua área de intervenção, tem criado mecanismos que visam a informação e proteção dos doentes. “Por acreditarmos que todos temos algo a fazer, a APDP implementou um sistema de teleconsultas, ligamos diariamente a milhares dos nossos utentes, criámos uma linha de atendimento telefónico acessível a todos os portugueses com diabetes, criámos um serviço domiciliário de entrega de medicamentos e continuamos a observar, presencialmente, novos casos de diabetes e situações urgentes”, esclarece José Manuel Boavida.

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay