'Casa da Diabetes’ é um programa de educação da APDP criado em 2017

APDP coloca a ‘Diabetes em Festa’ em Proença-a-Nova

A Casa das Associações, em Proença-a-Nova, conclui no próximo dia 19 de maio, entre as 14h e as 16h30, o programa ‘Casa da Diabetes’, organizado pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), em parceria com a Câmara Municipal de Proença-a-Nova. 'Diabetes em Festa’ é a sessão que encerra o programa que capacita pessoas com diabetes tipo 2 neste município.

“O acompanhamento especializado de pessoas com diabetes é crucial, mas é também urgente que as pessoas conheçam a diabetes e que sejam capacitadas para a controlar melhor. Este projeto nasceu precisamente desta necessidade da população e da vontade que a APDP tem de levar conhecimento a todos os pontos do país para melhor acompanhar e tratar esta doença.”, explica José Manuel Boavida, presidente da APDP.

Para este programa, o Centro de Saúde de Proença-a-Nova selecionou um grupo de munícipes com diabetes para participar nas seis sessões formativas dinamizadas pela equipa multidisciplinar da associação. Desde dezembro de 2022, o grupo tem participado em conversas informais e educativas sobre a autogestão da diabetes.

“O Programa Casa da Diabetes envolve a realização de atividades na comunidade onde residem os participantes, contribuindo para implementar uma resposta integrada e de proximidade que responda às reais necessidades das pessoas. Proporciona momentos de convívio e simultaneamente educativos a todos aqueles que vivem diariamente com a diabetes e aos seus familiares. Permite aumentar os conhecimentos das pessoas com Diabetes tipo 2 e contribuir para que adotem os comportamentos e cuidados fundamentais para a boa compensação da diabetes e para, desta forma, melhorarem os seus resultados em saúde.”, explica Dulce do Ó, enfermeira coordenadora do programa.

“Sabemos que o acompanhamento nas doenças crónicas nunca é suficiente e, por isso, este projeto, Casa da Diabetes, é um exemplo de como se pode promover a capacitação das pessoas com diabetes para a sua autogestão, ou seja, para terem a capacidade de tomar decisões informadas sobre o tratamento no seu dia a dia. Em Proença-a-Nova, particularmente estes 30 doentes que desde dezembro participam neste projeto, tenho a certeza de que aprenderam e transmitirão a mensagem a outros doentes e, para futuro, fica a ideia de criarmos outras dinâmicas sobre este tema com a Unidade Móvel de Saúde, por exemplo.”, sugere João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

‘Casa da Diabetes’ é um programa de educação lançado pela APDP em 2017 para chegar a todas as localidades do País. O principal objetivo passa pela criação de espaços onde as pessoas com diabetes podem partilhar experiências, esclarecer dúvidas e aprender a cuidar de si. Estas casas funcionam também como uma forma de parceria para que a APDP consiga alargar a sua área de intervenção.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP)