Jovens com 16 ou mais anos e diabetes estão já a ser vacinados

APDP apela à vacinação prioritária dos jovens com diabetes e mais de 12 anos

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) vem recomendar que os jovens com diabetes entre os 12 e os 15 anos sejam considerados como prioritários no plano de vacinação contra a covid-19. Uma recomendação que é partilhada pela Sociedade de Endocrinologia e Diabetologia Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria e pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia. Atualmente, os jovens com diabetes e idade maior ou igual a 16 anos já estão a ser vacinados.

“Sabemos que o que pode potenciar um maior risco de complicações derivadas da infeção por SARS-CoV-2 são os casos de mau controlo metabólico, o maior tempo de evolução da diabetes ou outros fatores de risco associados, como a obesidade. Por esse motivo, agora que se começa a discutir a vacinação dos jovens, recomendamos que seja dada prioridade a este grupo”, explica Raquel Coelho, pediatra coordenadora da APDP.

O processo de vacinação dos jovens a partir dos 12 anos já foi iniciado em alguns locais. É o caso dos Estados Unidos da América e do Canadá, mas também da Região Autónoma da Madeira, que anunciou recentemente a intenção de ter todos os alunos a partir do 3.º ciclo vacinados até ao início do próximo ano letivo.

“A vacinação generalizada é uma ferramenta crítica para ajudar a conter a pandemia. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças e a Agência Europeia de Medicamentos concluíram que os benefícios da vacina em jovens entre os 12 e os 15 anos ultrapassam largamente os eventuais riscos associados. Neste grupo etário, a eficácia e os efeitos secundários das vacinas parecem ser similares aos do grupo de maiores de 16 anos”, esclarece João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP.

A Direção-Geral da Saúde já terá confirmado que a vacinação de adolescentes a partir dos 12 anos está a ser ponderada. Esta confirmação surge depois de já existirem vacinas autorizadas pela Agência Europeia de Medicamentos para esta faixa etária. A autoridade de saúde pediu a análise do Colégio de Especialidade de Pediatria da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Pediatria.

Neste momento, a estratégia de vacinação em Portugal pressupõe que na fase 2 sejam vacinadas as pessoas com 16 ou mais anos de idade e que tenham pelo menos uma patologia associada, como é o caso da diabetes abaixo dos 60 anos.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay