Pessoas com diabetes constituem um grupo de alto risco para as formas mais graves de infeções

APDP apela à vacinação de todos os maiores de 80 anos antes do fim do outono

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) defende que a atualização da vacina contra a covid-19 é uma prioridade para as pessoas com mais de 65 anos, em particular para as maiores de 80.

A APDP enfatiza o apelo para que a atualização da vacina contra a covid-19 esteja completa nas pessoas com mais de 80 anos antes do início do inverno e do novo surto que se avizinha. Os indivíduos com mais de 65 anos podem agora recorrer à modalidade “casa aberta”, disponível nos centros de vacinação de norte a sul do país. A APDP reforça a necessidade de garantir que os portugueses com mais de 80 anos estejam todos vacinados antes do outono acabar.

Em França, o número de infetados já ultrapassou os 60 mil casos diários e a Alemanha registou mais de 75 mil casos nas últimas 24 horas. A nova vaga da covid-19 já está em Portugal e o número de infetados pode crescer abruptamente, alerta a associação.

“É preciso avisar os familiares, os amigos e os vizinhos de que deverão ser já vacinados e, nesta fase, a maior prioridade são os maiores de 80 anos. Apelamos às autarquias, Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, para se organizarem no sentido de assegurarem o transporte para as pessoas que têm dificuldade em deslocar-se aos centros de vacinação. Apelamos às associações de doentes e às organizações locais que, junto dos seus associados, passem a palavra: É preciso atualizar a vacinação da covid-19”, refere José Manuel Boavida, presidente da APDP.

João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP, reforça que “provavelmente, a atualização da vacinação contra a covid-19 irá realizar-se periodicamente, à semelhança do que acontece com a vacina contra a gripe. Relembramos que as pessoas com diabetes constituem um grupo de alto risco para as formas mais graves de infeções, incluindo a covid-19. Além da vacinação e do uso da máscara, a compensação da diabetes é fundamental.”

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock