Uma Visão Abrangente do Diagnóstico ao Tratamento

APCL organiza Seminário sobre Mieloma Múltiplo

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) está a organizar um Seminário sobre mieloma múltiplo (MM), um evento para doentes, cuidadores e profissionais de saúde, que terá lugar no dia 31 de maio, das 9h30 às 17h00, na Fundação Cidade de Lisboa.

Este seminário é uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre o Mieloma Múltiplo, através da apresentação dos avanços mais recentes, desde o diagnóstico e as opções terapêuticas mais inovadoras, até às estratégias para otimizar a qualidade de vida dos doentes. 

O evento terá início com as boas-vindas da APCL, seguindo-se a apresentação de Fernando Leal da Costa, hematologista do IPO Lisboa, que abordará o estado da arte no tratamento do MM. João Lacerda, hematologista da ULS Santa Maria, desmistificará a autotransplantação, explicando o que é e quando se aplica. 

Cátia Reis, Investigadora do Sono da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, explorará a importância do sono no percurso do doente oncológico. Marisa Salgado, Enfermeira da Fundação Champalimaud, e Ana Paula Coelho, doente com MM, partilharão as suas perspetivas sobre "Viver com MM", abordando a experiência da doença do ponto de vista da enfermagem e do doente, respetivamente. 

Depois de uma pausa para o almoço, Paulo Bernardo, Hematologista do IPO Lisboa, apresentará as perspetivas futuras para o MM, dando lugar ao debate 'Voltei ao trabalho e agora?', moderado pela paciente Ana Paula Rocha. Mais tarde, Inês Lopes, cuidadora de pessoa com MM, partilhará a sua experiência em 'Viver com MM: a perspetiva do cuidador'. 

O evento encerrará com a apresentação dos projetos do Grupo de Trabalho MM, por Filipa Lopes, paciente de MM, voluntária do GTMM da APCL e porta-voz do grupo. 

Este programa, cuidadosamente elaborado, visa proporcionar uma visão abrangente e atualizada sobre o Mieloma Múltiplo, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências entre especialistas, doentes e cuidadores.  

As inscrições para seminário são obrigatórias e podem ser efetuadas através do preenchimento deste formulário online

Fonte: 
Burson
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.