APCL organiza 3ª Conferência sobre Imunoterapia e Terapia Celular

O encontro, que terá lugar no Hotel Lumen, é dedicado a profissionais de saúde e reunirá especialistas de renome para debater os avanços mais recentes no tratamento de doenças hemato-oncológicas.
O programa da conferência incidirá sobre os progressos mais significativos em imunoterapias celulares, com especial destaque para as terapias de células CAR T. Serão promovidos o debate e a partilha de conhecimento sobre como expandir o seu impacto clínico e melhorar o acesso a estes tratamentos inovadores em Portugal.A sessão de boas-vindas será conduzida por Manuel Abecasis, presidente da APCL.
O painel de oradores conta com reputados especialistas internacionais, como Pablo Menendez, do Centro de Oncologia Pediátrica de Barcelona, que abordará o desenvolvimento de terapias CAR T para a leucemia aguda, e Luis Rodriguez-Lobato, do Hospital Clínico de Barcelona, que se focará nos novos alvos e desafios no tratamento do mieloma múltiplo com esta tecnologia.
Outros aspetos inovadores em terapia celular, nomeadamente a utilização de linfócitos T específicos para vírus e de células T reguladoras no contexto da transplantação de medula óssea, serão discutidos respetivamente, por Eduardo Espada e João Lacerda, ambos da ULS Santa Maria e do Gulbenkian Institute for Molecular Medicine.
A experiência nacional estará em grande destaque numa sessão dedicada à partilha de resultados com terapias CAR T em centros portugueses de referência, incluindo o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa e do Porto, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria, a ULS de Coimbra, a ULS de São João e a unidade de Pediatria do IPO de Lisboa.
Outros momentos importantes do programa incluem a apresentação da iniciativa SHARP, um "think tank" focado em propostas para melhorar a acessibilidade, e a discussão sobre estratégias de produção local para expandir o acesso às terapias CAR T em Portugal.
O evento destina-se a todos os médicos, enfermeiros, farmacêuticos, investigadores e outros profissionais de saúde, representando uma oportunidade de excelência para aprofundar conhecimentos numa área da hemato-oncologia em constante evolução.
A inscrição tem um custo de 10€ e pode ser feita através do preenchimento deste formulário online.
A iniciativa conta com a Sociedade Portuguesa de Hematologia e da Batazu Family como parceiros, e é desenvolvida com o apoio da Johnson & Johnson Innovative Medicine, Gilead/Kite e Novartis.
