Certificação

APCER certifica Sistema de Gestão do INEM

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu esta semana, da APCER, a Certificação do Sistema Integrado de Qualidade, Ambiente, Segurança e Formação Profissional, incluindo aprendizagem enriquecida pela tecnologia.

A obtenção da certificação nos referenciais de Qualidade, Ambiente, Segurança e Formação Profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia, diz este instituto "reflete o esforço e o compromisso voluntário do INEM em melhorar o seu desempenho ambiental, em mitigar e reduzir os riscos de acidente e de doenças profissionais, e em potenciar os processos formativos, para garantir a satisfação dos formandos".

Na sua páginas oficial o INEM refere ainda que  conclusão deste processo de certificação "é um selo de qualidade que o INEM recebe em áreas fulcrais da sua atividade, e reflete a visão estratégica da Instituição, focada na melhoria dos seus serviços".

Salienta-se ainda que "este objetivo foi atingido num período particularmente conturbado, marcado pela crise pandémica de COVID-19, que exigiu ao INEM a adoção de um plano de contingência rigoroso para assegurar a máxima proteção dos seus trabalhadores e de todos com quem contacta diariamente, tornando este percurso ainda mais desafiante".

O percurso do INEM na área da Qualidade teve início em 2009, com a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade através do referencial normativo ISO 9001. Em 2010, o Instituto obteve a certificação na área da Formação em Emergência Médica. Com o evoluir do sistema, outras atividades e áreas da organização foram sendo abrangidas.

No ano de 2019, e com a experiência já adquirida, o INEM quis projetar este compromisso e dotar a organização de ferramentas que contribuiriam para a Formação Profissional de excelência no âmbito da emergência médica, para a Segurança e Saúde no Trabalho dos profissionais, assumindo-se simultaneamente um compromisso com o Ambiente.

"A obtenção da certificação nestas normas resulta do trabalho do Instituto e dos seus profissionais, empenhados em sustentar a Qualidade da organização, trabalhando todos os dias na melhoria contínua dos processos da Instituição com o objetivo de prestar um serviço de referência, no qual os portugueses podem sempre confiar", reforça o Instituto Nacional de Emegência Médica .

Fonte: 
INEM
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock