APAH lança Academia de Formação Digital

O programa “Business as Unusual” responde aos desafios atuais de formação dos profissionais de saúde, confrontados que estão com todo um novo contexto de trabalho motivado pela pandemia de COVID-19. A COVID-19 introduziu no Sistema Nacional de Saúde novas exigências, procedimentos e hábitos de trabalho, que intensificaram a utilização de ferramentas digitais. Estas circunstâncias vêm permitir explorar outras formas de organização, liderança e gestão de recursos nas unidades de saúde. Mais do que tudo, estas alterações surgem como oportunidades para promover adaptações proativas e inovações capazes de se tornarem motores de desenvolvimento.
Os últimos meses provaram que um dos segredos do sucesso dos cuidados de saúde reside nos seus profissionais, que têm agora mais um instrumento para consolidarem os seus conhecimentos e experiências. A Academia Digital APAH resulta da diversificação da oferta formativa existente por forma a desenvolver as competências existentes dos profissionais de saúde, de modo a que estes continuem a contribuir para o desenvolvimento de respostas adequadas do sistema de saúde.
Este novo formato proporciona a todos os interessados uma flexibilidade de realização e concretização dos Programas/Cursos disponíveis de acordo com a disponibilidade individual, ou seja, aposta num modelo assíncrono, com todos os cursos estruturados por temas e suportados na partilha de Casos de Estudo e Boas Práticas, que estão alinhados com os 5 domínios de Competências do Global Healthcare Management Competency Directory da International Hospital Federation [IHF], a saber: i. A Saúde e o Sistema de Saúde; ii. Gestão Comunicacional e Relacional; iii. Gestão de Serviços de Saúde; iv. Liderança e v. Responsabilidade Profissional e Social
O Programa “Business As Unusual” é constituído por 3 cursos [1 hora cada], independentes, mas complementares, focados em 3 processos fundamentais para a recuperação após o início da pandemia:
1. Mudança, agora e sempre
2. Equipas, da crise ao pós-crise
3. Novos problemas, novos talentos.
O programa é de acesso universal e gratuito e procura apoiar as equipas e líderes de saúde na implementação e na adoção de novos procedimentos, metodologias e iniciativas, que saibam envolver e mobilizar os profissionais e utentes, na expectativa de que, assim, não só as soluções sejam melhores, mas que a sua implementação seja mais rápida e efetiva. Os interessados podem aceder ao site da APAH em https://apah.pt/ para mais informações.