Dependência Tecnológica

Apagão das redes sociais revelou parte de uma sociedade nomofóbica, revela neurocientista

O apagão das redes sociais, esta segunda-feira, revelou um caos muito além de uma questão tecnológica. O neurocientista Fabiano de Abreu alerta para uma sociedade cada vez mais dependente dos conteúdos digitais e que corre sérios riscos para a saúde física e mental.

A segunda-feira de caos nas redes sociais trouxe à tona muito mais do que a falta de acesso ao WhatsApp, Instagram e Facebook. Se por um lado as pessoas tiveram que passar horas longe dos seus conteúdos digitais favoritos, por outro muitas revelaram o quão dependentes estão destas ferramentas, e isso pode trazer sérias consequências para a saúde física e mental.

"Ontem, diferente das outras vezes, os aplicativos ficaram mais de 6 horas offline. Mediante a este acontecimento, monitorizei o comportamento das pessoas durante e após a volta destas redes sociais”, apontou o PhD, neurocientista, psicanalista e biólogo Fabiano de Abreu.  “Se mediante a isso a pessoa pegou no telemóvel para procurar constantemente algo para fazer ou analisou se já havia voltado. Se a pessoa procurou outras redes sociais, isso já serve de alerta para um possível vício. A depender do grau que isso afetou, revelando o tamanho do problema”, acrescenta.

Diante deste cenário, Fabiano inclusive lembra de um passado não muito distante: “Há pouco tempo não tínhamos essas redes e vivíamos. O que acontece hoje com o comodismo para que não consiga usar outros meios e argumentos no cotidiano?”, questiona. Para saber se a pessoa está a sofrer deste vício, o neurocientista cita algumas situações que aconteceram com muitos usuários durante este tempo em que os aplicativos ficaram fora do ar:

  • “Ficou parado a olhar para o telemóvel sem saber o que fazer”.
  • “Entrava nos aplicativos constantemente para ver se havia voltado”.
  • “Entrou em aplicativos que não costumava usar e ficou perdido”.
  • “Sentiu agonia”.
  • “Vazio existencial”.
  • “Ficou impaciente e/ou irritado”.
  • “Teve a impressão de receber notificação”.
  • “Alteração de humor”.

 “Se você sentiu muitos destes sintomas durante o dia ontem, é bom acender o sinal de alerta, pois são sintomas que têm relação com a nomofobia", observa Fabiano. Para piorar, existe um contexto em que essa doença se revela ainda pior para a pessoa: “Há casos em que a pessoa sente tanto essa ausência que pode apresentar náuseas, sudorese, entre outros sintomas físicos”, pondera.

Mas, o que causa a nomofobia?

Segundo o neurocientista “no cérebro, na região dos núcleos da base trabalhando com o sistema límbico, a sensação de prazer que a liberação de dopamina promove a cada novo like ou expectativa de mensagem recebida na rede social transforma o hábito em vício, estimulando a ficar cada vez mais online buscando recompensa, aumentando a ansiedade que funciona como pendência para esta busca”.

Além disso, “a função da dopamina é fornecer um feedback positivo, uma recompensa ao organismo, que se torna uma busca constante. Isso é compensatório já que a ansiedade por si só tende a buscar mais ou entra em uma atmosfera ruim pedindo mais recompensa. Como um ciclo”, completa.

Fonte: 
MF Press Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik