Estudo Fase 3

Antivírico oral em investigação reduz o risco de hospitalização ou de morte em doentes com Covid-19

A MSD e a Ridgeback Biotherapeutics anunciaram hoje que uma terapêutica antivírica oral, ainda em investigação, mostrou reduzir significativamente o risco de hospitalização ou de morte, “numa análise interina planeada do estudo de Fase 3 MOVe-OUT que incluiu doentes adultos não hospitalizados com Covid-19 ligeira a moderada e com fatores de risco para doença grave”.

Nesta análise, o fármaco reduziu o risco de hospitalização ou morte em cerca de 50% em relação ao grupo a quem foi administrado um placebo.

As empresas planeiam submeter um processo de autorização de uso em emergência à FDA, “assim que possível, com base nestes resultados, e fará as submissões necessárias às agências regulamentares a nível global”.

“Necessitamos urgentemente de mais opções e tratamentos para combater a pandemia da Covid-19, que se tornou numa causa de morte relevante e continua a afetar profundamente doentes, famílias e sociedades e a causar pressão nos sistemas de saúde em todo o mundo. Com estes resultados robustos, estamos otimistas de que molnupiravir pode tornar-se um importante medicamento no combate a esta pandemia”, refere Robert M. Davis, CEO e Presidente da MSD.

“Com o vírus em circulação a nível global, e porque as opções terapêuticas atualmente disponíveis são injetáveis e/ou requerem acesso uma unidade de saúde, os tratamentos antivíricos que possam ser tomados em casa para manter as pessoas com Covid-19 fora do hospital são extremamente necessárias” refere Wendy Holman, CEO da Ridgeback Biotherapeutics. “Estamos bastante entusiasmados com os resultados da análise interina e esperamos que molnupiravir, se autorizado, possa ter um impacto profundo no controlo da pandemia. A nossa parceria com a MSD é crítica para assegurar um acesso global célere se o medicamento for aprovado e temos apreciado o esforço colaborativo para alcançar esta importante fase de desenvolvimento.”

O estudo acompanhou 775 adultos com covid-19 com sintomas leves a moderados e que foram considerados de maior risco para doença grave devido a problemas de saúde como obesidade, diabetes ou doenças cardíacas.

 

 

 

Fonte: 
BCW Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
MSD