Iniciativa que visa reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção das TIC na área da saúde

ANI junta-se ao Prémio HINTT 2022 para premiar o que melhor se faz na área da Saúde

A 5ª edição do evento HINTT sob o tema e-Health: Sci-fi or Pure Reality?, ficou marcada pelo estabelecimento de uma parceria com a ANI. A Agência Nacional de Inovação será um marco importante no incentivo e valorização do conhecimento científico e/ou tecnológico nacional, dando ainda mais palco às entidades finalistas.

O Born From Knowledge Awards é um programa promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da ANI, e materializa-se num conjunto de iniciativas destinadas a valorizar ideias, projetos e empresas inovadoras que tenham por base o conhecimento científico e/ou tecnológico. Uma das iniciativas do programa Born from Knowledge consiste na associação a prémios de inovação existentes, que tenham como objetivo fomentar a I&D, a inovação e o empreendedorismo nacional.

E é neste sentido que o BfK Awards se junta às 4 categorias do Prémio HINTT: Startup Innovation, Clinical Outcomes, Value Proposition e Patient safety. Assim na próxima edição do HINTT, será atribuída uma distinção especial BfK Awards a um dos projetos candidatos ao Prémio HINTT – Maturidade Digital, avaliando essas candidaturas de acordo com cinco critérios: base científica, inovação, colaboração, propriedade intelectual e impacto.

Para Filipa Fixe, administradora executiva da Glintt, “esta Parceria com a ANI é um marco extremamente importante para o HINTT, dado que vem uma vez mais comprovar a excelência dos projetos candidatos ao longo destas edições, ajudando a transformar este evento numa referência no setor nacional da saúde. Para além dos 4 vencedores do Prémio HINTT, para o ano teremos mais uma distinção especial BfK Awards que poderá ser entregue a outro finalista ou a um dos vencedores”.

De acordo com João Borga, administrador executivo da ANI, “é uma honra juntarmos esforços com a Glintt, com a atribuição da distinção Born from Knowledge, neste evento. Acreditamos que o nosso programa de valorização do conhecimento científico e tecnológico vai ajudar a promover, divulgar e premiar a produção de conhecimento e inovação que sobe ao palco do HINTT, dando visibilidade a exemplos de transformação da economia pela ciência”.

Os Prémios HINTT são uma iniciativa que visa reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção das TIC na área da saúde, e têm como objetivo melhorar a segurança do cidadão, apoiar a decisão clínica e a eficiência global. 

Desta forma, na categoria de Clinical Outcomes, o vencedor do Prémio HINTT 2021 foi a solução desenvolvida pelo Fraunhofer AICOS, com o Projeto “Derm.AI - Utilização de Inteligência Artificial para Potencializar o Rastreio Teledermatológico”. Este consiste numa solução que pretende facilitar e aumentar a eficiência do processo de referenciação na Teledermatologia entre Cuidados de Saúde Primários e Serviços de Dermatologia do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e, para isso tem dois grandes objetivos principais: 1) Integração de uma aplicação móvel para aquisição de imagens dermatológicas de lesões cutâneas no sistemas de referenciação do SNS; 2) Construção de uma plataforma de Inteligência Artificial de Priorização de Risco e Apoio à Decisão.

Por sua vez, o Projeto “Portal de Agendamento Online para vacinação contra a COVID-19”, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, venceu na categoria de Patient Safety, um Portal que possibilitou a solicitação do agendamento da vacinação para o local e a data mais convenientes, de acordo com a disponibilidade e a capacidade instalada dos postos de vacinação existentes.

Das startups a concurso – na categoria Startup Innovation - o Projeto “adhesiv.Ai – Remote Wound Care”, da BestHealth4U, foi o vencedor. Um adesivo flexível e adequado para a pele, que trata eficazmente a ferida, e monitoriza continuamente a progressão da cicatrização. Esta tecnologia inovadora está integrada com um software de rastreamento digital (inteligência artificial que prevê a evolução da ferida), permitindo que os médicos controlem e monitorizem com eficácia as feridas dos seus doentes à distância, permitindo um acompanhamento contínuo e seguro a partir de casa.

Já na categoria Value Proposition venceu o CHU de São João, com o projeto Cri.Obesidade, que permite incorporar e tirar o melhor proveito das novas tecnologias de process mining, possibilitando a total autonomia ao utilizador na monitorização de todo o processo de tratamento dos doentes, em particular, perceber rapidamente quais os constrangimentos em termos de tempo de espera para cada passo do processo de tratamento.

Fazendo um balanço da 5ª edição do HINTT, Filipa Fixe menciona que “nesta 5ª edição, o objetivo manteve-se: dar palco à saúde digital, sem nunca esquecer o cidadão. O contexto pandémico que atravessamos veio reforçar a importância do foco no cidadão, tanto as entidades públicas e privadas como as entidades ditas pagadoras desempenharam a sua atividade focada no cidadão como nunca antes visto. Ou seja, falamos tanto do Ministério da Saúde, como de entidades seguradoras, e até mesmo as próprias entidades reguladoras. Desta forma, a tendência que vemos passa por soluções que permitam a proximidade com o utente, com o cidadão, onde quer que ele esteja.” Prossegue ainda explicando que “a utilização de algoritmos, da chamada inteligência artificial sobre os dados para conseguir melhorar a parte do diagnóstico, de acelerar processos, de transformar as instituições para se tornarem mais ágeis e para proporcionar aos profissionais de saúde mais tempo de qualidade para dedicar aos seus doentes e junto com eles tomar a melhor decisão, são aspetos que caracterizam as candidaturas”, refere.

O HINTT enquanto “montra” de projetos de referência a nível nacional permite que as instituições e as equipas partilhem entre si ideias que podem resultar em novos projetos ou novos modelos de implementação das soluções propostas, garantindo um maior impacto tanto para as entidades de saúde como para os utentes. Assim, foram várias as entidades que estiveram a concurso e que ficaram entre as 10 soluções finalistas, nomeadamente: a iLof; o INEM; o Well Partners; Glooma; CHULC e o SPEM.

Fonte: 
BloomCast Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.