Espondilite Anquilosante

ANEA promove Torneio de Natação que junta atletas federados e amadores

Realizou-se, no passado fim de semana, o II Torneio de Natação ANEA, uma iniciativa singular da Associação Nacional da Espondilite Anquilosante (ANEA) que junta atletas federados, atletas representativos da ANEA e profissionais de saúde para dar a conhecer a doença e incentivar para a prática regular de exercício físico. As equipas representativas de atletas de todo o país competiram na tarde de domingo, nas Piscinas de Santa Clara em Lisboa.

O Torneio de Natação ANEA surge no âmbito do programa EA Team que visa promover um maior conhecimento da sociedade sobre a patologia, assim como incentivar os doentes a ter um papel mais ativo na gestão da sua doença procurando manter a sua vida normal e atividade física.

A competição de 2020 juntou 6 equipas compostas por atletas amadores da ANEA, atletas federados de natação e profissionais de saúde provenientes de Norte a Sul do país.  No torneio deste ano foram distinguidas as equipas que cumpriram a maior distância em estafetas, assim como os atletas individuais que registaram os melhores tempos na distância de 50 metros.

Na categoria equipas, os grandes vencedores do II Torneio ANEA foram os Swim4Change, compostos por Tiago Fernandes, Inês Fernandes e Filipe Araújo. Em 2º lugar ficaram Os Guerreiros que contavam com Jorge Matos, Juliana Freixo e Sandra Falcão. Para completar o pódio, em 3º lugar, ficou a equipa Bombordo da Sandra Gestosa, Alexis Santos e José Ludovico.

Os Atletas ANEA que subiram ao pódio por registarem os melhores tempos na distância de 50 metros livres foram em primeiro lugar Tiago Fernandes do Núcleo ANEA de Lisboa, o segundo lugar foi para Jorge Matos do Núcleo ANEA de Braga e Sandra Gestosa ficou na 3ª posição em representação do Núcleo ANEA do Algarve. O pódio dos atletas federados ficou composto por 1º lugar Alexis Santos (SCP), 2º lugar Miguel Marques (SLB) e 3º lugar João Francisco Lopes (SCB). No ranking dos atletas Médicos, Filipe Araújo ficou em 1º lugar, Maria Inês Cunha na 2º posição e José Ludovico foi o 3º classificado.

 

Fonte: 
Loyal Advisory
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay