Investigação

Aliança do Plasma CoVIg-19 reforça apoio e ensaios clínicos

A Aliança do Plasma CoVIg-19, uma colaboração da indústria do plasma sem precedentes, estabeleceu recentemente uma colaboração para acelerar o desenvolvimento de uma imunoglobulina hiperimune derivada de plasma para a COVID-19, está a desenvolver-se rapidamente. Neste momento são já 10 as companhias de plasma como membros e também incluem outras organizações de for a da indústria do plasma que fornecem ferramentas fundamentais para encorajar as pessoas a doarem plasma.

Adicionalmente às empresas fundadoras - Biotest, BPL, CSL Behring, LFB, Octapharma e Takeda – a Aliança dá as boas-vindas a novos membros ADMA Biologics, BioPharma Plasma, GC Pharma, e Sanquin. Juntas, estas organizações vão contribuir para aconselhamento estratégico, técnico ou de materiais com o objectivo de acelerar o desenvolvimento e distribuição de uma opção potencial de tratamento para a COVID-19.

Em paralelo, a Aliança confirmou que vai trabalhar com o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID), nos EUA, para testar a segurança, tolerabilidade e eficácia da terapêutica hiperimune em adultos doentes com COVID-19. Este estudo global irá iniciar no Verão e será a fundação para a potencial aprovação da terapêutica hiperimune.

“A terapêutica com imunoglobulina hiperimune tem o potencial para ser uma das primeiras opções de tratamento para a COVID-19, e esperamos trabalhar com o NIAID e as autoridades de saúde para trazer esta terapêutica o mais cedo possível aos doentes” afirmou Bill Mezzanotte, Presidente Executivo, Head de I&D, CSL Behring e Co-líder da Aliança do Plasma CoVIg-19. “Um dos objectivos da Aliança é ser um parceiro efectivo para instituições importantes como o NIAID e também ajudar a desenvolver uma estratégia de regulação coerente que possa dar confiança às autoridades globais de saúde para acelerar o processo de aprovações da terapêutica com imunoglobulina hiperimune para a COVID-19.” 

 Algo chave para este desenvolvimento é a colheita de plasma "convalescente". Para amplificar o conhecimento, a Aliança obteve o apoio de grandes companhias fora da indústria do plasma. Exemplos destes recursos incluem a Microsoft e a Uber Health. A Microsoft providencia apoio tecnológico, incluindo o site Alliance website e o Plasmabot para recrutar dadores. O Plasmabot simplifica o processo para o potencial dador rapidamente ganhar informação sobre o seu centro de colheita mais próximo da rede de membros. Em paralelo, a Uber Health concordou em doar 25,000 viagens para transportar os dadores elegíveis para e do centro de colheita de plasma. Estas viagens serão coordenadas através do centro de colheita de plasma directamente para as pessoas com marcações confirmadas.

“Parceria e colaboração são críticas para o sucesso do programa CoVIg-19,” disse Julie Kim, Presidente da Unidade de Negócio Terapias Derivadas de Plasma, Takeda, e co-líder da Aliança de Plasma CoVIg-19. “Temos agora plasma suficiente para começar a produção clínica, mas muito mais é necessário para assegurar a rapidez e escalabilidade. O envolvimento active e crescent de companhias líderes que não da indústria de plasma, que apoiam esta Aliança e as iniciativas de plasma “convalescente” – demonstra o potencial do plasma para combater esta crise de saúde pública. Juntos, todos partilhamos o mesmo objective – salvar vidas ao usarmos o plasma “convalescente” de diferentes formas.”

O sucesso do programa CoVig-19 depende em grande parte do apoio das pessoas em todo o mundo em doarem plasma “convalescente”. Encorajamos todos os que recuperaram da COVID-19 e que estão interessados em contribuir para o desenvolvimento do programa – ou outro – doando o seu plasma, a visitar o site website para mais informação.

Fonte: 
Followhb
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock