Investimento

Alemanha investe em sistemas de ventilação para impedir disseminação do coronavírus

O governo alemão vai investir cerca 500 milhões de euros na melhoria dos sistemas de ventilação de prédios públicos para ajudar a impedir a disseminação do coronavírus. O objetivo é melhorar a circulação de ar em repartições públicas, museus, teatros, universidades e escolas. As empresas privadas ainda não são elegíveis para a atribuição destas bolsas de investimento.

Estudos sugerem os vírus, espalhados por gotículas, podem permanecer no ar de uma sala por pelo menos oito minutos. Com a chegada do clima mais frio, as pessoas tendem a passar mais tempo em ambientes fechados o que as coloca em maior risco de puderem ser infetadas.

Deste modo o governo alemão decidiu atualizar os sistemas de ar condicionado existentes, em vez de instalar novos, cujos custos são mais elevados.

Cada atualização dos sistemas de ventilação pode ter um investimento máximos de 100 mil euros. O financiamento também está disponível para sensores de CO2, que indicam quando o ar em uma sala está viciado e não é saudável. As bolsas vão atribuídas a partir de terça-feira.

O governo também quer que as escolas sem sistemas centrais de ar condicionado tenham pelo menos purificadores de ar móveis.

De acordo com a emissora BR24, os ventiladores móveis, que filtram partículas minúsculas e custam a partir de dois mil euros, e podem purificar efetivamente uma sala em minutos.

Mas os especialistas alemães afirmam que aparelhos que dependem de luz ultravioleta, ionização ou ozono podem ser ineficazes contra o coronavírus e, em alguns casos, piorar a qualidade do ar.

De acordo com os últimos dados oficiais da Alemanha, 4.325 novos casos foram confirmados nas últimas 24 horas, mas os números de segunda-feira são geralmente mais baixos, pois menos casos são registrados no fim de semana. O número de mortos alemães relatado é de 9.789.

A taxa de infeção aumentou em toda a Alemanha nas últimas semanas, mas o aumento é mais acentuado em alguns países vizinhos, notadamente na República Checa, Holanda e França.

 

Fonte: 
BBC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock