4 de fevereiro é Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

AICSO lembra que a informação fidedigna é uma ferramenta fundamental na luta e no controlo do Cancro

Na Saúde, como em tantas áreas da vida, o acesso a informação credível tranquiliza, facilita tomadas de decisão e devolve a segurança a quem recebe um diagnóstico de doença oncológica. O Cancro da Mama não é exceção. No dia 04 de fevereiro, Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, a AICSO sublinha a importância do conhecimento e lembra a informação disponível no seu Canal de Youtube.

Que tipos de cancro da mama existem? Como se vive com cancro da mama avançado? Quais os tratamentos e que tipo de reabilitação e exercício físico se pode fazer? Que opções existem ao nível da reabilitação cognitiva e psicológica e que progressos há no que toca a inovação e investigação? Estas e outras respostas podem ser encontradas no Canal de Youtube da AICSO onde estão disponíveis 19 vídeos informativos que prometem desmistificar a doença.

“Acreditamos que uma população informada consegue tomar as melhores decisões. Informativos, credíveis e de entendimento fácil, estes vídeos foram lançados em outubro do ano passado no nosso canal, onde continuam disponíveis para todos os que pretendam saber mais sobre o tema.”, esclarece Ana Joaquim, vice-presidente da AICSO.

Em parceria com a Sociedade Portuguesa de Senologia, a Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) gravou, no final do ano passado, 19 pequenos vídeos informativos sobre os diferentes tipos de cancro de mama. Episódios curtos protagonizados por quem diagnostica, gere e acompanha todas as fases de tratamento, mas também por quem vive com e para além da doença.

Uma campanha pela luta contra esta doença e por todos os sobreviventes de cancro da mama que tem como meta a desmistificação da doença. No fundo, chegar a quem recebe este diagnóstico, dotando-o informação clara e precisa, dividida em capítulos curtos como “Quais são os tipos de cancro da mama?”, “Como são feitos os tratamentos – cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonoterapia”, ou “Inovação e Investigação”, entre outros.

 O cancro da mama avançado, ou metastático é um dos temas em destaque. Fala-se de cancro da mama metastático quando a doença se disseminou para além do tumor primário, neste caso na mama, para outras partes do corpo. Porque a doença está, neste caso, avançada, a pessoa terá de viver com ela para sempre, à semelhança do que acontece com outras doenças crónicas.

Felizmente, os progressos científicos e o seu contributo no desenvolvimento de tratamentos permitem que cada vez mais encontremos sobreviventes com cancro da mama metastático a viver uma vida mais longa e de melhor qualidade. O acesso à informação, o apoio e a integração destes sobreviventes na sociedade são essenciais para que tal aconteça.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock