"Tenham consciência do seu potencial fardo"

Agência Europeia de Medicamentos pede que se leve a sério a variante Ómicron. Situação é “preocupante”

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) alertou que a variante Ómicron da SARS-CoV-2 mostra que o vírus "continua a ser pandémico" e ainda não endémico, e insistiu em pensar numa estratégia de vacinação a longo prazo porque não se pode "dar doses de reforço a cada três ou quatro meses" no futuro.

A situação epidemiológica na Europa "continua a ser muito preocupante", com um elevado número de infeções com as variantes Delta e Ómicron, disse Marco Cavaleri, chefe da Estratégia de Vacinação, que instou à conclusão do calendário primário de vacinação e à receção da dose de reforço quando apropriado.

Na primeira conferência de imprensa do ano, a EMA sublinhou que, embora a variante Ómicron "pareça ser mais contagiosa do que outras variantes", os dados preliminares mostram "um menor risco de internamento " com esta variante.

Mas a eficácia contra a doença sintomática é "menor" do que com outras variantes e "tende a diminuir com o tempo", o que pode fazer com que mais pessoas vacinadas desenvolvam Covid-19 com a Ómicron.

Como consequência, Cavaleri pediu aos países europeus que "tenham consciência do seu potencial fardo (especialmente a carga hospitalar) e não o releguem para uma doença leve".

 

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay