Hipertensão

Afinal a sopa pode não ser tão saudável quanto julgamos e a culpa é do sal

No âmbito do Dia Mundial da Hipertensão, que se assinala no próximo dia 17, a Ordem dos Nutricionistas alerta para o sal escondido nas sopas, habitualmente consideradas inofensivas. Ao contrário do que julgamos, as quantidades de sal atingem o dobro do que é recomendado. Tal como o pão, também a sopa é dos maiores veículos de sal escondido, revelam os nutricionistas.

“Este ano quisemos destacar a sopa, uma vez que, apesar dos seus potenciais benefícios dado à sua riqueza em hortícolas e leguminosas, esta é também um dos maiores veículos de sal escondido, tal como o pão. ”, assinala a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas.
 
Segundo Alexandra Bento, “No caso do pão, o governo tem já produzida legislação para controlar o teor de sal, mas há outros alimentos que continuam a padecer do mal do sal escondido, como é o caso da sopa”. A Bastonária lembra que “está na mão de todos reduzir, pelo menos para metade, a quantidade de sal colocada na sopa”.
 
Com esta iniciativa, a Ordem dos Nutricionistas pretende mostrar, através de uma prova cega de várias sopas com diferentes quantidades de sal, que a diferença não está no sabor, mas sim na saúde dos portugueses.
 
Recorde-se que os portugueses consomem o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde e que atualmente cerca de 40% dos portugueses sofre de hipertensão.

 

Fonte: 
Media Tailors
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay