APAH lança curso online gratuito

Administradores hospitalares reforçam importância da telessaúde

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) lançou, esta semana, uma formação para dotar profissionais de saúde e utentes dos conhecimentos e ferramentas necessárias para que possam recorrer mais e melhor à telessaúde, uma funcionalidade que, de acordo com esta associação, ainda não está a ser suficientemente utilizada nas unidades de saúde de todo o país.

“O contexto pandémico exigiu a aquisição rápida de conhecimento e obrigou à aceleração da utilização da tecnologia na prática clínica e o que sentimos é que poderá ainda haver uma lacuna neste sentido e que nem todos os profissionais de saúde, e mesmo os próprios utentes, sabem como funcionam estas ferramentas e de que forma as podem rentabilizar no exercício das suas funções”, esclarece Alexandre Lourenço, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.

A nova formação, que a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares disponibiliza, vai ser composta por seis cursos dedicados às seguintes temáticas: conceitos fundamentais em telessaúde; como envolver os profissionais, os utentes e a comunidade, como planear e implementar a telemonitorização; como planear e implementar a teleconsulta; como planear e implementar a telereabilitação e promover a integração de cuidados; e inovação e novas oportunidades.

As associações de doentes reforçaram o seu papel na sensibilização e inclusão dos doentes e juntaram-se também a estes cursos, nos quais partilham, em vídeo, o seu testemunho sobre a adaptação à nova realidade que é a aceleração digital e a sua experiência no recurso à telessaúde.

“Com estes cursos queremos que todos os profissionais de saúde que prestam telessaúde estejam envolvidos com a utilização da tecnologia e que possam beneficiar da mesma na sua prática clínica. Por outro lado, estes cursos não se destinam apenas a profissionais de saúde, mas pretendem igualmente sensibilizar todos os utentes para a possibilidade de beneficiarem destes serviços e explicar-lhes como podem tirar o melhor partido dos mesmos”, conclui Alexandre Lourenço.

Esta formação é gratuita e é promovida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, contando ainda com o apoio da Novartis e da Teladoc Health como parceiro técnico da iniciativa. Os conteúdos destas formações vão estar disponíveis no site da APAH, no âmbito da sua Academia Digital.

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock