Debate sobre o futuro da distribuição farmacêutica

ADIFA participa na Conferência do GIRP nos dias 16 e 17 de março em Madrid

A ADIFA – Associação de Distribuidores Farmacêuticos vai participar entre hoje e amanhã, em Madrid, na Conferência do GIRP – European Healthcare Distribution Association, que terá como principais temas a entrega de medicamentos last mile, os medicamentos especializados e sua distribuição, as políticas ESG e as soluções baseadas em dados, digitalização e monitorização de faltas.

Na sexta-feira, da parte da manhã, Rui Santos Ivo, Presidente do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, integrará um painel de oradores que vão discutir o futuro da cadeira de abastecimento de medicamentos e produtos de saúde.

Neste debate, moderado pela Diretora-Geral da GIRP, Monika Derecque-Pois, e que reúne responsáveis de diferentes agências europeias, serão debatidas abordagens e perspetivas futuras para o setor da distribuição farmacêutica, com base numa avaliação das aprendizagens retiradas dos recentes acontecimentos que impactaram fortemente as operações dos distribuidores farmacêuticos de serviço completo na cadeia de abastecimento. Serão ainda debatidas e propostas medidas que podem ser implementadas pela indústria e pelos distribuidores farmacêuticos de serviço completo que contribuam para uma maior resiliência nas cadeias de abastecimento.

Nuno Flora, Presidente da ADIFA, sublinha que “Quase três anos decorridos sobre a pandemia que assolou o mundo, e analisando a realidade da distribuição farmacêutica de hoje, percebemos que as prioridades políticas e institucionais deste sector continuam por cumprir. Muito se tem falado dos atuais desafios da distribuição farmacêutica, em particular, a permanente e contínua degradação dos preços e margens dos medicamentos, mas também de tudo aquilo que possa comprometer, no futuro, a sua própria capacidade de assegurar diariamente o fornecimento atempado e adequado de medicamentos e outras tecnologias de saúde em todo território nacional. Nesta conferência, pretende-se debater os desafios e prioridades da cadeia de abastecimento do medicamento e das tecnologias de saúde, em toda na Europa, bem como procurar novas formas de revigorar um sector que desempenha um serviço essencial de interesse público.”

Neste evento, além de Nuno Flora, a ADIFA vai fazer-se representar por um membro da Direção, Rui Carrington, também Board Member do GIRP, pela Secretária-Geral, Andrea de Sousa, e pela Gestora de Assuntos Regulamentares, Mariana Tovar Chaves.

Recorde-se que a Supply Chain Conference é organizada anualmente pelo GIRP – European Healthcare Distribution Association e reúne especialistas e reguladores de toda a Europa para discutir os principais temas da atualidade da cadeia de abastecimento de medicamentos e produtos de saúde, e apresentar novas perspetivas e ideias inovadoras aos especialistas em cuidados de saúde.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
GIRP – European Healthcare Distribution Association