Serviço de subscrição de atividades para idosos

Actif Age é a start-up vencedora da 6ª edição do STEM4Health

A Actif Age, uma start-up que consiste num serviço de subscrição de atividades digitais interativas para idosos com sessões especializadas e adaptadas a qualquer condição física ou mental, é a grande vencedora da 6ª edição do STEM4Health. O evento realizou-se no final de junho, em formato online, e a concurso estiveram quatro start-ups de diversos setores de atividade. A start-up vencedora vai receber a mentoria de Nathalie Cardinal von Widdern, Managing Director da Bayer Portugal, durante seis meses.

“É muito gratificante sermos reconhecidos e este evento também possibilitou que divulgássemos junto de diversas pessoas o que temos estado a trabalhar”, explica Sara Gonçalves, Co-funder e CEO da start-up que ficou em 1º lugar. Apesar de estar orgulhosa, admite ter ficado surpreendida com a vitória: “Existe muito valor na comunidade de empreendedorismo em Portugal e, por isso, sabemos que a competição também é sempre exigente”.

Segundo Sara Gonçalves, a pandemia veio alertá-la para uma problemática que existe há várias décadas: a desvalorização da necessidade de atividade física por parte da população. “Muita gente sabe que é importante, mas não incorporam isso nas suas rotinas por várias razões”, lamenta.

Devido à experiência pessoal de Sara e dos outros dois fundadores, Damilola e Tommaso, ao participarem num programa de incubação, a escolha do público que queriam impactar foi simples. A avó de Sara foi diagnosticada com Alzheimer há 10 anos e desde aí que melhorar a qualidade de vida da população mais sénior tornou-se uma prioridade.

Foi daí que nasceu a Actif Age, “a Netflix saudável para seniores”, continua Sara, que acredita que a pandemia não trouxe apenas coisas más: “Acreditamos que a pandemia veio também mostrar coisas importantes, como por exemplo o facto de pessoas com mais idade terem mais do que capacidade para aprender a usar tecnologias”. O objetivo passa então por apoiar os idosos, de forma a que estes passem a desfrutar de uma vida mais ativa, feliz e saudável, através de sessões e atividades desenhadas por especialistas e adaptadas às necessidades de cada um.

A concurso estiveram ainda as start-ups MyCareforce (2º lugar), uma plataforma que facilita a relação entre enfermeiros e instituições de saúde, disponibilizando turnos de forma rápida, fácil e flexível, Portugal Green Travel (3º lugar), uma empresa de gestão de destinos especializada em experiências autênticas e sustentáveis e com especial foco em territórios de baixa densidade e FHLUD (4º lugar), um Marketplace para produtos hortofrutícolas frescos, com entregas ao domicílio e no qual os produtores e consumidores podem comprar, vender e doar alimentos de origem local.

A edição 100% online contou com a presença de 12 elementos do júri, internos e externos à Bayer em Portugal. Do lado do júri interno, contou-se com André Santiago Silva, José Faria Machado, Michael Bolon, Nathalie Cardinal von Widdern, Rita Serejo, Rui Beleza e Sofia André. No júri externo, participaram Fernando Fraga, Head of Innovation da Acredita Portugal, João Ribeiro, Head of Growth na Kitch, Luís Rocha, Co-founder & CMO da Coverflex, Miguel Botto, Investment Director da Portugal Ventures e Rita Spencer, Project Manager na StartUp Portugal. Esteve ainda presente Horácio Mota, da empresa Inov4You, que fez um pequeno discurso sobre Fundos Comunitários para Start-ups.

O primeiro evento STEM4Health em Portugal foi realizado em 2016 com o objetivo de conectar start-ups, empresas, faculdades, institutos, organizações, estudantes ou qualquer outra pessoa interessada em tecnologias e Life Science. Desde a sua criação, o STEM4Health, apoiado pelo programa de aceleração de start-ups da Bayer, foi-se desenvolvendo em várias áreas, estando presente em cerca de 20 cidades em todo o mundo.

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock