De 11 a 27 de dezembro

Açores recebem exposição dos 100 anos da descoberta da insulina até ao final do ano

A exposição “Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina” viaja até ao Hospital Divino Espírito Santo em Ponta Delgada e promete levar os açorianos numa viagem pelos marcos históricos do tratamento da diabetes. A inauguração é feita no dia 13 de dezembro, às 14 horas e contará com a presença de José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional dos Açores e de três representantes da organização desta exposição e dirigentes da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP): José Manuel Boavida, João Raposo e Luís Gardete Correia.Esta exposição revisita os principais marcos históricos relativos ao tratamento da diabetes desde o antigo Egipto, onde em 1550 AC já havia referência a uma doença que se assemelha à diabetes, até à descoberta da insulina, em 1921.

A exposição refere ainda os anos 80 do século XX, década em que a insulina passou a ser comparticipada a 100% pelo Serviço Nacional de Saúde. Em Portugal destaca-se a figura de Ernesto Roma, a quem se deve a criação da primeira associação de diabetes do mundo, a APDP.

A Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Descoberta da Insulina conta com elementos que acompanharam mais de meio século da história da insulina para trabalhar com Instituições e Sociedades ligadas ao tratamento da diabetes num programa vasto de atividades adequadas à ocasião que tiveram início em janeiro de 2021. O objetivo desta comissão é reforçar a importância da descoberta da insulina e os principais avanços que se fizeram sentir nos últimos cem anos. As comemorações contam com o patrocínio da Federação Internacional da Diabetes.

A exibição, que percorreu Portugal de norte a sul, iniciou o seu percurso em Lisboa e esteve já presente em cidades como Coimbra, Porto, Braga e Funchal.

Poderá visitar a exposição no Hospital Divino Espírito Santo até ao próximo dia 27 de dezembro. Para mais informações, consulte www.100anosinsulina.pt.

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
100anosinsulina.pt