Temas discutem-se nas Jornadas de Psicologia IUCS-CESPU

Acesso a um emprego e saúde são as principais preocupações dos jovens portugueses

Seja hoje ou em cinco anos, metade dos jovens portugueses apontam o acesso a um emprego e à saúde como as suas principais preocupações no planeamento da sua vida. Outros fatores estruturantes são a habitação – em que mais de três quartos (77,7%) desejam ter casa própria até aos 29 anos. Entre fatores estruturantes estão também constituir família, preocupações com a saúde mental e bem-estar psicológico e questões relacionadas com direitos humanos e inclusão social.

Estas serão temáticas a abordar durante as Jornadas de Psicologia do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) da CESPU, que se realizam a 9 de abril, no Hotel Porto Palácio.

Sob o mote "Ser Jovem – Desafios do Presente. Um Olhar sobre o Futuro”, durante estas jornadas serão traçados os perfis da população jovem portuguesa no âmbito económico, laboral, habitacional, participação ativa na sociedade e, sobretudo, o impacto no autocuidado e na saúde mental. Na atualidade, os jovens portugueses auferem em média 1007 euros – sendo o salário deles 26% mais alto que o das jovens mulheres. Acima dos 25 anos, dois terços trabalham em média entre 40 e 50 horas semanais.

Em termos habitacionais, entre aqueles que já não dependem da família, 20,18% tem já habitação própria, mas 34,86% arrenda casa – com valores médios de renda de 428 euros, mas 11,76% pagam mais de 700 euros mensais. Registam-se aqui também diferenças entre regiões: o valor médio despendido no acesso a habitação por jovens do litoral é 47% superior àquele que se verifica no interior do país (430€ vs. 292€).

Estes são alguns dos dados que estarão no centro do debate nas XXIV Jornadas de Psicologia. Vão ser apresentados pelo SINCLab – Social Inclusion Laboratory, grupo de investigação responsável pelo estudo RETRATO DA POPULAÇÃO JOVEM PORTUGUESA Quem São, o Que as/os Move “Agora” e Quais as Suas Expectativas realizado em 2023. Com coordenação científica de Alexandra Serra, professora no Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento do Instituto Universitário de Ciências da Saúde da CESPU, e Rui Serôdio, professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, este diagnóstico nacional contempla 5137 respostas de jovens entre os 12 e os 30 anos e foi elaborado a pedido da Movijovem.

Programa: Certezas e erros na autonomização dos jovens

O encontro científico da CESPU, já na sua 24.ª edição, terá conferência inaugural proferida pelo conhecido psicólogo Eduardo Sá.

Durante todo o dia serão debatidos os problemas, perceções e políticas presentes (ou ausentes) no processo de autonomização e desenvolvimento dos jovens adultos, e que contarão com a intervenção de investigadores das áreas da psicologia e da economia, e também ao mais alto nível pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, pelo Conselho Nacional da Juventude, pela Movijovem, pela Federação Académica do Porto e pela Social Business School. De destacar ainda a apresentação de um conjunto de medidas, programas e projetos focadas na população juvenil com evidência demonstrada de impacto, como a Pista Mágica e o Movimento Transformers. Todo o programa disponível aqui.

Este evento integra ainda um Mural Coletivo construído com as partilhas individuais dos participantes de todas as Jornadas Científicas do IUCS-CESPU que decorrem esta semana, alargando a reflexão sobre o tema.

As Jornadas de Psicologia do IUCS são realizadas pelo Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento do IUCS-CESPU, em conjunto com o Núcleo de Psicologia da Associação de Estudantes. E inclui também três workshops disponíveis apenas para os alunos da CESPU, no dia anterior às jornadas. Em foco estarão temas como empregabilidade, educação financeira e o autocuidado – neste último caso, com o título Não aguento mais! O que se passa?!?, a psicóloga Ana Lage Ferreira abordará os desafios e dificuldades da vida universitária.  

 
Fonte: 
Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) da CESPU
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) da CESPU