Pesquisa GlobeScan sobre sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis

A acessibilidade e a disponibilidade são os maiores desafios para dietas saudáveis e sustentáveis

Apenas metade das pessoas em todo o mundo (53%) considera fácil comprar alimentos saudáveis e sustentáveis, de acordo com um novo inquérito global ao consumidor realizado pela GlobeScan, uma consultora de insights e estratégia, e a EAT, a organização sem fins lucrativos para a transformação global do sistema alimentar. No entanto, os maiores obstáculos para quem tem dificuldade em comprar alimentos saudáveis e sustentáveis é a acessibilidade (48%) e a disponibilidade (36%), com um quarto das pessoas a dizer que não sabe o que é um alimento saudável e sustentável.

As conclusões apresentadas neste novo relatório, Grains of Truth, analisam as opiniões de mais de 30.000 consumidores em 31 mercados, em todo o mundo, sobre a sua definição de alimentos bons, saudáveis e sustentáveis. O inquérito também questionou as pessoas sobre outras questões, incluindo as suas maiores preocupações com a produção de alimentos e os desafios que enfrentam na compra de alimentos saudáveis e sustentáveis, bem como sobre quem pode ter o maior impacto positivo na criação de um sistema alimentar mais saudável e sustentável. Esta investigação tem sido realizada no âmbito da atividade em torno da Cimeira dos Sistemas Alimentares das Nações Unidas, onde a EAT liderou a Action Track 2 focada na mudança do consumo para padrões sustentáveis.

Embora muitas pessoas se debatam com a compreensão do que é um alimento saudável e sustentável, há também um entendimento de que os dois termos têm significados diferentes. As descrições mais populares de alimentos saudáveis são nutritivas (47%), orgânicas (47%) e não processadas/inteiras (44%). Para alimentos sustentáveis, as três principais descrições são boas para o ambiente (51%), orgânicas (42%) e cultivadas localmente (34%).

Gerações diferentes têm opiniões semelhantes sobre alimentos sustentáveis, mas há diferenças no que diz respeito a alimentos saudáveis. A geração Z é mais provável de descrever alimentos saudáveis como saborosos e nutritivos, enquanto os baby Boomers associam-nos a alimentos não processados/inteiros e cultivados localmente.

Ao considerar algumas das questões do sistema alimentar, as duas maiores preocupações são a utilização de pesticidas e fertilizantes químicos (81%) e resíduos plásticos de uso único provenientes de embalagens de alimentos (78%). Estes são seguidos de perto pela fome e pela obesidade, com 76% das pessoas a dizerem que estão preocupadas com ambas as questões. Estas preocupações são apoiadas pelo facto de uma em cada 11 pessoas ter fome crónica e de um terço da população mundial ter excesso de peso. A questão que menos preocupa as pessoas é o transporte de alimentos.

Talvez surpreendentemente, a preocupação com cada uma das questões tende a aumentar com a idade, com a geração Z, em média, a ser a menos preocupada e os Baby Boomers os mais preocupados. Do ponto de vista regional, os consumidores da América Latina, de África e do Sul da Europa expressam as mais fortes preocupações em relação ao sistema alimentar.

Quase metade dos consumidores (46%) acredita que a responsabilidade de fazer mudanças positivas para criar um sistema alimentar mais saudável e sustentável cabe aos governos nacionais. Mais de um terço (37%) considera que as empresas de alimentos e bebidas estão em melhor posição para o conseguir, enquanto 23% consideram que são as pessoas capazes de influenciar mudanças positivas, e uma em cada oito (15%) vê os jovens como poderosos agentes de mudança.

Falando sobre a investigação, Gunhild Stordalen, fundador e Presidente Executivo da EAT afirmou que “há muito a ser encorajado nesta pesquisa – com pessoas de todo o mundo a compreenderem o importante papel que podem desempenhar na mudança dos sistemas alimentares através dos seus próprios padrões de consumo. Mas também há muito a ser trabalhado, tanto pelos governos como pelos fabricantes de alimentos – são estes atores que os consumidores veem como detentores do poder. E, crucialmente, embora as pessoas queiram mudar para hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, não acreditam que possam, porque, na sua opinião, os preços dos produtos são demasiado altos ou estes são difíceis de encontrar. Isto é algo em que os decisores políticos, os retalhistas e os fabricantes precisam de trabalhar e melhorar, para que todos possamos trabalhar em conjunto para impulsionar padrões de consumo mais saudáveis."

A divulgação desta investigação insere-se na cimeira das Nações Unidas sobre sistemas alimentares, que decorre hoje.

Fonte: 
EAT
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock