5 a 7 de maio

AC/DC – Antes da Covid/Depois da Covid é o tema do 21.º Seminário de Educação Terapêutica na Doença Crónica da APDP

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) realiza entre os dias 5 e 7 de maio o 21.º Seminário de Educação Terapêutica na Doença Crónica, no Hotel do Mar, em Sesimbra. A edição deste ano tem como mote “AC/DC”, Antes da Covid/Depois da Covid, e promete alimentar a curiosidade dos cerca de 60 profissionais de saúde que estarão presentes.

“A diabetes continua a ser um grave problema de saúde pública. Como tal, é crucial reforçar a importância da educação terapêutica da pessoa com diabetes e de todos os que a acompanham. Este evento tem como objetivo final isto mesmo: educar, promover o envolvimento ativo e ajudar a pessoa com diabetes”, explica José Manuel Boavida, presidente da APDP.

Este encontro junta sessões de trabalho em grupo, atividades desportivas e momentos de convívio, promovendo o envolvimento ativo de todos os participantes. O objetivo passa por incentivar a aprendizagem intensiva e focada na pessoa com diabetes.

“O programa deste ano tem a particularidade de revelar muito pouco. Tal como nas pandemias e nas catástrofes, a gestão faz-se em cima dos acontecimentos. A flexibilidade e a adaptabilidade às cirscuntâncias são fundamentais, tal como nas doenças crónicas”, afirma José Manuel Boavida.

Este ano o Seminário conta ainda com um workshop promovido pela Cruz Vermelha, sobre como “(Sobre)viver em cenário de catástrofe".

Portugal é o país europeu que regista uma das mais elevadas taxas de prevalência da diabetes, com mais de um milhão de pessoas com diabetes (13,3% da população portuguesa entre os 20 e os 79 anos tem diabetes), de acordo com os últimos dados do Observatório Nacional da Diabetes. Em todo o mundo, cerca de 463 milhões de pessoas viviam com diabetes em 2019, estimando-se que este valor suba para 700 milhões em 2045. De forma a proporcionar a melhor qualidade de vida a quem vive com esta doença, é crucial que exista, tal como relativamente às outras doenças crónicas, uma forte aposta na educação terapêutica.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay