Organizações sem fins lucrativos

Abertas candidaturas a projetos de apoio a doentes oncológicos sénior

Estão abertas as candidaturas a uma oportunidade internacional de financiamento, no valor total de 200 mil dólares, para projetos que promovam a qualidade de vida dos doentes oncológicos sénior, das suas famílias e cuidadores. Qualquer instituição ativa na área da oncologia poderá submeter o seu projeto até ao dia 31 de maio de 2021.

Esta iniciativa de financiamento destina-se a organizações sem fins lucrativos que trabalham ativamente para melhorar a jornada do doente com cancro. O propósito é contribuir para a implementação e desenvolvimento de atividades e/ou programas na área da educação dos doentes oncológicos, das suas famílias e cuidadores.

As candidaturas deverão ter por base projetos centrados no apoio a pessoas idosas com cancro, no entanto, qualquer projeto dedicado à melhoria da qualidade de vida ao longo da jornada do doente com cancro poderá ser considerado válido.

As candidaturas devem ser submetidas no website que se segue:  (https://www.grantrequest.com/SID_277?SA=SNA&FID=35249) até 31 de maio de 2021.

“Receber o diagnóstico e passar por uma doença oncológica, por norma, tem um enorme impacto não só na pessoa em si, mas em toda a sua família, particularmente em idades mais avançadas. Este tema torna-se especialmente relevante numa altura em que, por um lado a pandemia atingiu especialmente as pessoas mais idosas, mas retirou muita atenção dos doentes não covid. Este programa de apoio visa estimular o desenvolvimento de projetos e iniciativas que possam dar respostas a necessidades existentes e contribuir para melhorar a qualidade de vida dos doentes com cancro, em linha com a nossa visão de centrar os cuidados no doente”, afirma Francisco del Val, diretor geral da Sanofi Genzyme.

Atualmente, estima-se que aproximadamente 37% dos novos casos de cancro sejam diagnosticados em pessoas com mais de 70 anos, um valor que se prevê ser o dobro em 2040. Se o mesmo se comprovar, esta tendência de aumento refletir-se-á num peso significativo, para os doentes, para as suas famílias e também para os sistemas de saúde a nível global.

 

Fonte: 
Float
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock