ESSATLA

9.ª edição da Pós- Graduação em Osteopatia Infantil

Regime híbrido, corpo docente qualificado e duração de nove meses são alguns dos pontos diferenciadores da formação.

A Pós-Graduação em Osteopatia Infantil está de regresso à ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica para a sua nona edição. A manutenção e aposta neste curso alinha-se com os objetivos da instituição de assegurar uma oferta formativa completa e diversificada. Sendo uma área com muita procura e oferta a nível profissional, resultado da crescente consciencialização para as disfunções músculo-esqueléticas na área pediátrica, a Osteopatia Infantil surge da adaptação de técnicas de osteopatia realizadas no adulto a toda a fisiologia e anatomia dos recém-nascidos, bebés e crianças, considerando todas as etapas de desenvolvimento e maturação que decorrem desde o nascimento até à adolescência. As candidaturas já se encontram abertas. 

Formação destina-se a profissionais da área da Osteopatia

Destinado a osteopatas que pretendam desenvolver competências na área do bebé e criança, esta especialização permite ao candidato adquirir uma formação técnica avançada. Após a conclusão da formação, é esperado que os profissionais possuam a capacidade de aplicar os conhecimentos apreendidos e, tendo por base um raciocínio clínico avançado, aplicar as técnicas terapêuticas na resolução de problemas relativos ao recém-nascido, ao bebé, à criança ou ao adolescente.  

Intervenção precoce é fundamental

Apresentando-se como uma área de especialidade da Osteopatia, a Osteopatia Infantil permite intervir precocemente nas crianças, evitando o agravamento posterior destas situações. É o caso de alterações músculo-esqueléticas (torcicolos, plagiocefalias e escolioses), adaptações gastrointestinais (refluxos, cólicas e obstipações) e transtornos emocionais (distúrbios do sono, alterações comportamentais e enurese noturna). Dificuldades de amamentação e de aprendizagem devido a desconfortos físicos poderão, igualmente, ser consequência de desalinhamentos estruturais, sendo um tratamento atempado fundamental para a sua resolução. 

Com início marcado para 31 de janeiro, o período de candidaturas para a pós-graduação em Osteopatia Infantil decorre até ao dia 24 deste mês. A formação apresenta um regime híbrido, com aulas online e aulas presenciais, tendo a duração de nove meses. Mais informações disponíveis no website da ESSATLA (https://essatla.pt/essatla-mais/pos-graduacao-em-osteopatia-infantil/). 

Fonte: 
Central de Informação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.