7 de dezembro

8º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável debate os desafios da idade maior

O 8º Congresso em Envelhecimento Ativo e Saudável tem lugar amanhã, dia 7 de dezembro, no Convento São Francisco em Coimbra. Organizado pelo Consórcio Ageing@Coimbra, o encontro coloca em debate os desafios relacionados com o envelhecimento. No âmbito do Congresso realizar-se-á ainda a entrega dos prémios aos finalistas da 4ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro em parceria com o Consórcio Ageing@Coimbra.

Para João Malva, Coordenador do Ageing@Coimbra “a valorização do papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do seu bem-estar geral e de um envelhecimento ativo e saudável, é algo que tem de ser assumido por toda a sociedade como uma maior determinação. O aumento da esperança de vida não tem sido acompanhado por melhoria equivalente na saúde dos cidadãos nos últimos anos da sua vida”.

O consórcio Ageing@Coimbra surge, assim, como um facilitador de projetos inovadores na área do envelhecimento activo e saudável, assumindo-se como um estimulador da economia e do empreendedorismo jovem em torno dos serviços de saúde. “É urgente mudar o perfil de saúde dos idosos apostando na informação em saúde e na promoção de estilos de vida saudável. Foi essa a motivação que esteve na origem da criação do Ageing@Coimbra, o primeiro Centro de Referência Europeu para o Envelhecimento Ativo e Saudável em Portugal”, acrescenta o também investigador da Faculdade de Medicina Da Universidade de Coimbra.

Concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável com 10 Projetos finalistas:

São 10 os projetos finalistas da edição de 2021 do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com os membros nucleares do consórcio Ageing@Coimbra (Universidade de Coimbra, Administração Regional de Saúde, Instituto Pedro Nunes, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Cáritas Diocesana de Coimbra).

Foram admitidas a concurso 145 candidaturas, que traduzem uma grande diversidade institucional, temática e geográfica, sendo 7 da categoria Conhecimento+, 40 da categoria Saúde+ e 98 da categoria Vida+. As candidaturas apresentadas foram promovidas por cerca de 123 entidades de 81 dos 100 municípios da região Centro.

A edição de 2021 apresenta pretende dar a conhecer as mais inovadoras formas de promover saúde e bem-estar, numa lógica de um envelhecimento ativo e saudável, induzidas ou implementadas no âmbito de todas as restrições decorrentes da pandemia provocada pela COVID-19.

As 10 boas práticas finalistas nas três categorias são:

Categoria Conhecimento+

  • Carrinho A-Mexer, da AEVA - Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro;
  • Walk-ID, da Universidade de Aveiro.

Categoria Saúde+

  • CENTR(AR): pulmões em andamento, da Universidade de Aveiro;
  • Hospital amigo dos + velhos, do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC);
  • Mais Saúde no Trabalho, da Grestel - Produtos Cerâmicos, SA.

Categoria Vida+

  • Aqui e acolá por onde andará? Maletas pedagógicas para trabalho com seniores, da Câmara Municipal de Torres Vedras;
  • Maiores Pela Janela, da Câmara Municipal de Ílhavo;
  • Palco em Casa, da Sociedade Artística Musical dos Pousos;
  • Projeto de Inovação Social Ombro Amigo, da Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida;
  • VirtuALL (Simbiose entre Inovação, Envelhecimento e Qualidade de Vida), da AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.

Com a presença de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, o encontro será realizado de acordo com todas as normas definidas pela Direção Geral da Saúde em vigor à data do mesmo.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Consórcio Ageing@Coimbra