Estudo

81% das pessoas que deixam de usar lentes de contacto fazem-no por falta de conforto

O conforto é um dos fatores-chave na experiência dos usuários de lentes de contacto, como mostram os resultados de um inquérito realizado pela Alcon com o objetivo de entender melhor as necessidades dos usuários, no âmbito do lançamento das lentes de contacto reutilizáveis TOTAL30TM. O estudo foi baseado nas respostas de 2.006 profissionais e usuários de lentes de contacto de quatro países, incluindo 501 de Espanha.

Uma das principais conclusões deste inquérito indica que 81% dos usuários que deixam de usar as lentes de contacto fazem-no devido ao desconforto. Na verdade, entre os fatores mais importantes que devem ter as lentes de contacto, apenas a correção visual supera a comodidade, de acordo com os usuários que responderam a este inquérito. Além disso, mais da metade dos profissionais da visão considera que a falta de conforto é uma das principais barreiras que os usuários encontram ao usar lentes de contacto. Estes dados podem explicar o porquê de 41% dos usuários considerarem que é "normal" sentir algum desconforto com as lentes de contacto”. Comichão, secura ou desconforto ao final do dia são alguns dos problemas mais recorrentes entre os participantes do inquérito.

Importância da comunicação com os usuários

No entanto, estes problemas muitas vezes podem ser resolvidos com a escolha das lentes de contacto mais adequadas para cada pessoa, o que exige uma comunicação fluída entre o profissional da visão e o usuário de lentes de contacto. Como explica o Prof. José M. González Méjiome, “a troca de lentes de contato em usuários insatisfeitos depende do profissional. Por isso, é muito importante o tempo dedicado à melhoria da adaptação das lentes de contacto e prescrição do sistema de manutenção quando aplicável, identificando a opção mais adequada para cada pessoa”.

Além disso, o inquérito mostrou que apenas 35% dos usuários de lentes de contacto consideram que o conforto é algo que costumam discutir com o seu profissional da visão. "Quando o usuário de lentes de contacto sofre de desconforto ou outros problemas que possam estar relacionados com o uso das suas lentes de contacto, é fundamental que ele sinta confiança no profissional da visão para que possa encontrar a melhor alternativa e garantir a sua satisfação", explica o Prof. González Méjiome. Nesse sentido, há muito espaço para melhorias na comunicação, pois 55% dos usuários não sentem a confiança necessária com o seu profissional da visão para falar sobre o conforto das suas lentes de contacto.

 

 

Fonte: 
EDC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay