SPC alerta para a importância de reconhecer os sintomas

75% dos fatores de risco associados às doenças cardiovasculares podem ser prevenidos

As doenças circulatórias continuam a figurar no primeiro lugar das causas de morte no mundo e em Portugal, e estão associadas à mortalidade de 17,64 milhões de pessoas, em todo o mundo. Em Portugal ocorrem 32000 mortes anuais por doença cardiovascular, o que representa aproximadamente 30% da mortalidade.

As Doenças Cardiovasculares ainda são o assassino número um no mundo, de acordo com a Presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia, Barbara Casadei, "não devemos achar que ganhámos a causa da Doenças Cardiovasculares. As doenças cardiovasculares são uma realidade e uma emergência. São a primeira causa de morte no mundo, nos países mais e menos desenvolvidos. Ainda existem enormes problemas e causas por travar, como o tabagismo, que deveria ser a nossa prioridade número um, bem como a hipertensão, o colesterol, a diabetes e a obesidade."

A nível planetário, o futuro não é muito animador, e há fatores de risco que permanecem na base desta taxa de morbilidade e mortalidade. Prevê-se que 7,5 milhões de pessoas irão morrer devido ao aumento da hipertensão, 6 milhões por consumo passivo e não passivo de tabaco, 2,8 milhões por obesidade ou excesso de peso e 2,6 milhões devido ao aumento do colesterol. Apesar destes dados, sabe-se que 75% dos fatores de risco associados às Doenças Cardiovasculares podem ser prevenidos e que o diagnóstico precoce da doença é o passo para combater estes números.

Como consequência de um esforço conjunto a diversos níveis, as taxas de mortalidade por doença cardiovascular em Portugal sofreram uma redução apreciável nas últimas décadas, desconhecendo-se se essa tendência se manterá, ou pelo contrário retrocederá, pelo que se deve manter e reforçar uma atitude muito atenta, pois muito está ainda por fazer.

Estar atento aos sinais e sintomas associados à Doença Cardiovascular é a grande mensagem que os cardiologistas querem, neste mês, partilhar com os portugueses. Em caso de sintoma de doença cardiovascular, não espere para ver se passa. Escute o seu coração e procure ajuda médica.

No mês de maio, mês do coração, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) alerta para a importância de sabermos os sinais e sintomas que podem estar associados a doença cardiovascular. Para a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, o segredo é “Escutar o Coração”. Doenças tão frequentes como a angina de peito, a insuficiência cardíaca e a maior parte das doenças cardiovasculares podem ter uma evolução mais benigna se identificadas e tratadas cedo, por isso, neste mês do coração, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia propõe aos Portugueses que tenham especial atenção aos sintomas cardiovasculares. Cansaço, falta de ar, palpitações, dores no peito, inchaço e desmaios são sintomas que podem corresponder a doença cardíaca. Nesse contexto a SPC recomenda que se procure imediatamente ajuda médica. O lema da Sociedade Portuguesa de Cardiologia para este Maio é: “Escute o seu coração”.

Fonte: 
SConsulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay