Chegada do frio

6 dicas para uma boa Saúde Respiratória neste Inverno

Com os termómetros a baixar e os níveis de humidade a subir, chega a época das infecções respiratórias e alérgicas, os ambientes saturados e propensos à propagação de vírus.

 

 

Para minimizar o impacto destes fenómenos na nossa qualidade de vida, deixamos 6 dicas para uma boa Saúde Respiratória:

 

 

  1. Humidade do ar – a utilização de ar condicionado tende a secar o nariz, alterando o sistema de defesa e facilitando infecções respiratórias e crises alérgicas. É, por isso, aconselhável utilizar um humidificador ou, pelo menos, colocar uma bacia com água na divisão, para manter o nível de humidade adequado.
  2. Hidratação – no Inverno, é comum as pessoas consumirem menor quantidade de água, já que o frio não suscita tanta sede. No entanto, mesmo com o clima frio, é necessário consumir pelo menos 2 litros de água por dia. A água contribui para a hidratação dos tecidos das narinas e alivia os problemas causados pelo ar seco.
  3. Ventilação – é bom evitar lugares muito aglomerados e com pouca circulação de ar, já que ambientes fechados aumentam a proliferação de doenças. Sempre que possível, mantenha as janelas abertas.
  4. Poluição do ar interior – mantenha os espaços onde passa mais tempo, como a sua casa ou o seu local de trabalho, limpos e arejados. Evite apontamentos de decoração como alcatifas e purifique o ar interior com a adopção de plantas e materiais de construção purificadores do ar como Artilin Respirae, a primeira tinta acetinada para paredes interiores com uma tecnologia capaz de absorver odores domésticos (provenientes por exemplo do tabaco, de cozinhados, de animais de estimação, etc.) e até 80% de poluentes do ar interior, como o formaldeído libertado por materiais de construção, mobiliário, itens de decoração ou material electrónico, e que são causadores de alergias, asma, irritação do nariz e olhos, rinites e enxaquecas.
  5. Limpeza do ar condicionado – a manutenção correta dos aparelhos de ar condicionado é essencial na prevenção de infecções respiratórias. A limpeza periódica do aparelho evita a propagação de poluentes, fungos, vírus e bactérias.
  6. Vacinas – manter as vacinas em dia ajuda a afastar infecções respiratórias, sobretudo em grupos de risco, como crianças e idosos.

 

Fonte: 
Lift Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock