Especialistas

500 mil casos de diabetes estão por diagnosticar em Portugal

O Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI) vai organizar a 18 e 19 de outubro, na Plaza Ribeiro Telles, em Vila Franca de Xira, a 14ª edição da sua reunião anual. A iniciativa irá decorrer em simultâneo com o 1º Simposium Ibérico de Medicina Interna e Diabetes.

“Atualmente temos 1 milhão de casos de diabetes diagnosticados em Portugal e outros 500 mil por diagnosticar, segundo dados do Observatório Nacional da Diabetes, que estima que este número venha a aumentar nos próximos anos, afirma Mónica Reis, presidente da comissão organizadora.

E desenvolve: “Perante este cenário, é imperativo juntar os internistas e restante comunidade médica e científica que trabalha com a diabetes diariamente, no sentido de identificar as melhores soluções de diagnóstico, tratamento e controlo desta doença crónica, por forma a reduzir cada vez mais o impacto que esta tem na qualidade de vida dos pacientes”.

O principal destaque desta edição recai sobre a realização do 1º Simposium Ibérico de Medicina Interna e Diabetes, que junta diversas personalidades que trabalham no âmbito da diabetologia em Portugal e Espanha para discutir tópicos como a relação da diabetes com a insuficiência cardíaca, a nefroproteção em diabetes ou a utilização das novas tecnologias no tratamento e acompanhamento desta patologia.

A 14ª Reunião Anual do NEDM vai contar ainda com a realização de dois cursos pré-reunião no dia 17 de outubro: um sobre nutrição clínica e outro centrado na temática da insulinoterapia.

A submissão de resumos e inscrições são feitas online, através do seguinte link: https://www.spmi.pt/14a-reuniao-anual-do-nedm/

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay