Dia do Farmacêutico - 26 de Setembro

50% dos cidadãos não tomam correctamente os medicamentos

A Ordem dos Farmacêuticos lança uma campanha pelo “Uso Responsável do Medicamento - Somos Todos Responsáveis”. Sensibilizar, promover e debater a temática do Uso Responsável do Medicamento, com vista à obtenção de ganhos em saúde são os grandes objectivos.

“Existe um potencial perdido na forma como os medicamentos são utilizados pela sociedade e pelos sistemas de saúde. O medicamento certo nem sempre chega ao doente certo, nem os doentes recebem consistentemente as doses correctas – segundo a OMS, estima-se que 50% dos cidadãos não tomam correctamente os medicamentos.”

Muitas doenças não são tratadas de forma optimizada, levando a intervenções mais caras e a despesas de saúde e segurança social mais elevadas. Estes resultados negativos afectam os doentes individuais e, paralelamente, estendem-se aos sistemas de saúde e à sociedade como um todo”, explica Ema Paulino, Presidente da Secção Regional de Lisboa da Ordem dos Farmacêuticos.

“Em Portugal, no ano de 2009, cerca de 2,1% do PIB português foi investido em gastos com medicamentos. Não obstante a sua eficácia, os medicamentos podem ser perigosos e desnecessariamente caros, a menos que sejam utilizados de forma responsável.

“Estima-se que o Uso Responsável do Medicamento pode proporcionar poupanças de 370 mil milhões de euros, correspondentes a cerca de 8% da despesa mundial em Saúde, que podem ser direccionados para o desenvolvimento dos sistemas de saúde”, finaliza Ema Paulino.

Esta campanha pretende ser o ponto de partida para um debate alargado sobre como, em conjunto, poderemos responder a este desafio.

A campanha tem associado um site www.usoresponsaveldomedicamento.com e vai estar na TVI, RTP, TSF e Rádio Comercial.

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.