Estudos revelam

5 mitos e factos sobre o sumo de laranja 100%

O sumo de laranja é muitas vezes ponto de discórdia entre os profissionais de saúde, gerando diferentes opiniões, pouco fundamentadas na evidência científica.

De seguida são identificados cinco mitos e factos sobre esta bebida com 100% teor de fruta.

Mito 1: O sumo de laranja 100% contém corantes ou conservantes.

Facto 1: É proibido pela legislação europeia adicionar açúcares aos sumos de fruta 100% - nada é acrescentado, nada é retirado. Isto inclui açúcar, conservantes, corantes, estabilizadores e aromatizantes1.

Mito 2: O sumo de laranja 100% não contém polifenóis.

Facto 2: O sumo de laranja 100% é amplamente conhecido pelo seu teor em vitamina C e é uma das fontes mais ricas em hesperidina, polifenol que possui características anti-inflamatórias2 e pode contribuir para a elasticidade e tonicidade dos vasos sanguíneos3.

Mito 3: O sumo de laranja 100% contém muito açúcar

Facto 3: Estudos científicos têm demonstrado que os sumos de fruta 100% não têm um impacto negativo no perfil de açúcar no sangue e não aumentam o risco de diabetes tipo 24. Isto resulta do facto dos sumos de fruta 100%, nomeadamente o sumo de laranja, terem um baixo índice glicémico (IG) e uma carga glicémica baixa a moderada (CG). O açúcar que se encontra na fruta é o mesmo que se verifica no sumo de fruta 100%.

Mito 4: A inclusão do sumo de laranja 100% numa dieta equilibrada e saudável não é benéfica.

Facto 4: Os nutrientes do sumo de laranja 100% possuem três alegações de saúde autorizadas pela EFSA, pertencente à União Europeia5. A vitamina C contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico; o folato para um bom funcionamento cognitivo; e o potássio que contribui para a estabilização da pressão arterial e para o normal funcionamento dos músculos.

Mito 5: O processo de pasteurização e o armazenamento destroem os nutrientes presentes no sumo de laranja 100%.

Facto 5: Estudos6 revelam que os teores de vitamina C nos sumos de laranja 100% permanecem acima do nível legal para a alegação "rico em", mesmo após 56 dias de refrigeração.

Disclaimer: A compilação destes estudos foi efetuada no âmbito do Programa Fruit Juice Matters da AIJN – Associação Europeia das Indústrias de Sumos de Fruta. Todos os esforços foram feitos para garantir a verificação da informação. A documentação produzida pelo Programa destina-se apenas a profissionais de saúde.

Referências:

  1. https://aijn.eu/en/publications/key-eu-legislation/the-eu-fruit-juice-directive
  2. Rocha DMUP et al. (2017) Orange juice modulates proinflammatory cytokines after high-fat saturated meal consumption. Food Funct 8: 4396-4403.
  3. Morand C et al. (2011) Hesperidin contributes to the vascular protective effects of orange juice: a randomized crossover study in healthy volunteers. Am J Clin Nutr 93: 73–80.
  4. Xi B. et al. (2014) Intake of fruit juice and incidence of type 2 diabetes: a systematic review and meta-analysis. PLoS ONE 9: e93471.
  5. http://ec.europa.eu/food/safety/labelling_nutrition/claims/register/public/?event=register.home
  6. Kindly provided by Dr Mari Cruz Arcas, AMC, Murcia, Spain.

 

Fonte: 
Loyal Advisory
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay