Soluções inovadoras na saúde

A 4ª edição dos Patient Innovation Awards vai realizar-se em Paris no âmbito do EIT Health Summit

A Patient Innovation vai realizar a 4ª cerimónia de entrega dos Patient Innovation Awards, prémios atribuídos a doentes e cuidadores informais, no EIT Health Summit, a 2 de Dezembro 2019, pela primeira vez fora de Portugal, em Paris, França.

O Patient Innovation é uma rede social que foi criada com o objetivo de promover a partilha de conhecimento e soluções inovadoras desenvolvidas por doentes ou cuidadores para ultrapassar qualquer problema imposto por uma doença ou condição de saúde. Depois do sucesso das edições anteriores dos Patient Innovation Awards, que decorreram em 2015, 2017 e 2018, em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian e no Web Summit, o projeto volta a atribuir prémios aos membros da sua comunidade. Este ano, a cerimónia vai decorrer no âmbito do EIT Health Summit 2019 – o principal evento do EIT Health (European Institute of Innovation and Technology - Health), o maior consórcio de saúde de mundo. São quatro os projetos vencedores que se destacaram de entre mais de 1200 soluções a concurso, oriundas de todo o mundo nas seguintes categorias:

“Doente inovador” - Kavita Krishnaswamy (Índia & EUA) sofre de atrofia muscular espinhal. Ela criou vários dispositivos para ajudar pessoas com deficiência a ser mais independentes. Um dos protótipos de Kavita consiste num colchão robótico que apresenta várias câmaras de ar que podem ser cheias ou esvaziadas usando uma interface da web. Deste modo, o utilizador pode alternar as configurações de pressão, evitando úlceras de pressão.

“Cuidador inovador” - Taylor Moreland (EUA) tem um filho, Brody, com espinha bífida. Ele foi submetido a várias cirurgias, mas a sua mobilidade não melhorou. A sua família não conseguiu encontrar um dispositivo no mercado para ajudar a criança. Devido a isso, eles decidiram construir The Frog. Consiste num dispositivo sobre rodas que permite que uma criança de pelo menos seis meses use os braços para se mover. O dispositivo suporta o peso do bebé com a ajuda de rodas grandes colocadas perto da anca.

“Colaborador inovador” - Wang Nana e Huang Shuang (China) eram estudantes quando estavam a trabalhar no reconhecimento de gestos com base em imagens. Elas tinham um amigo surdo que as fez perceber que seria mais eficaz contar com a EMG (técnica de medicina de eletrodiagnóstico para avaliar e registar a atividade elétrica produzida pelos músculos esqueléticos) em vez de imagens. Isso levou a equipa a desenvolver o Showing, uma pulseira que é usada ao redor do braço, composta por oito sensores EMG e um giroscópio.

“Colaborador inovador” - May We Help (USA) é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve gadgets para aumentar o nível de autonomia de pessoas com deficiências. Tudo começou quando Bill Wood conheceu uma jovem com paralisia cerebral que perguntou a Bill se ele poderia encontrar uma maneira melhor de ler os seus livros. Ao mesmo tempo, Bill Deimling estava a criar dispositivos auxiliares de adaptação para um membro da família que também sofria de deficiências físicas. Então os dois Bills conheceram-se e decidiram ajudar-se um ao outro. Depois juntaram-se a Bill Sand. Esta equipa fundou a May We Help.

Os projetos foram avaliados pelo Advisory Board da Patient Innovation que integra reconhecidos especialistas das áreas de investigação, inovação, empreendedorismo e saúde, incluindo 2 Prémios Nobel.

A seleção dos vencedores foi feita tendo em conta as características de inovação, o potencial e impacto social da solução desenvolvida. A cerimónia de entrega de prémios, a ter lugar dia 2 de dezembro, às 18h15, vai contar com a presença dos laureados e de vários speakers: Pedro Oliveira, líder do Patient Innovation, professor da Copenhagen Business School e na Nova School of Business and Economics, Helena Canhão, líder do Patient Innovation, médica e professora na Universidade Nova de Lisboa, Lise Pape, fundadora do projeto Walk With Path, vencedora da terceira edição dos Patient Innovation Awards e vencedora do Horizon Prize for Social Innovation 2019, Richard Roberts, vencedor do Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1993) e membro do Advisory Board do Patient Innovation e Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

"É com um enorme satisfação que me associo à 4a edição dos Patient Innovation Awards, que desta vez se realizam em Paris no âmbito da EIT Health Summit, a principal conferencia do EIT Health, uma dos maiores consórcios mundiais na área da saúde. Em Paris vamos homenagear doentes e cuidadores inovadores oriundos da China, India, EUA e Dinamarca, que foram selecionados por um conjunto de prestigiados cientistas que integram o Advisory Board do Patient Innovation, o qual inclui 2 Prémios Nobel, numa reunião realizada recentemente no MIT em Boston. Tudo isto demonstra o carácter verdadeiramente global desta organização Portuguesa sem fins lucrativos, que nasceu no âmbito de um projeto colaborativo de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através dos Programas Carnegie Mellon Portugal e MIT Portugal e também pela Fundação Gulbenkian”, diz o ministro.

A 4ª edição dos Awards conta com o apoio da Cátedra Gulbenkian-Nova School of Business and Economics for the Impact Economy

 

 

Fonte: 
Patient Innovation
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay